10:54, 4 out 2018
Conselho de Turismo

​Vagas de emprego no setor de turismo crescem no Tocantins

No mês de agosto, o Tocantins registrou aumento na oferta de emprego formal do setor de Turismo. De acordo com os dados da pesquisa de Empregabilidade no Turismo, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), neste período quando comparado ao mês de julho houve o crescimento de 80 novas vagas, sendo em sua maioria nos ramos de transporte de passageiros e hospedagem/alimentação.

Para o turismólogo e diretor técnico do Cetur Tocantins, Antonio Malan, o aumento neste período se deve “a divulgação do destino Tocantins e consequentemente o aumento da demanda de turistas”.

A assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso, analisa que a criação dessas novas vagas impacta no setor terciário como um todo. “Novos empregos sempre impactam os demais setores produtivos pois sabemos que é um ciclo. Com emprego, o trabalhador consome mais e acaba movimentando o mercado. Além disso, podemos deduzir que se há um aumento de vagas, existe demanda crescente o que nos faz acreditar que há também aumento no número de turistas que criam receitas”, explicou.

Segundo a pesquisa, não foram criadas vagas na área de agentes de viagens e na de cultura e lazer houve o registro de uma demissão. Já no setor de transporte houve a criação de 47 vagas e nas empresas do setor de hospedagem e alimentação, aumento de 34 vagas.