Treinamento para empresários de Palmas sobre novo formato de emissão de nota fiscal acontece dia 30
Em parceria com a Fecomércio Tocantins, o Sindicato das empresas de serviços contábeis e das empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas do Tocantins (Sescap-TO) realizará no próximo dia 30 de julho, um treinamento sobre a nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), abrangendo o cadastro e ISS retenção na fonte. Esse novo sistema de NFS-e será implantado em Palmas a partir do dia 1 de agosto. O prazo para o cadastro das empresas no sistema da prefeitura é somente até dia 31 de julho.
Para se inscrever gratuitamente nesse treinamento, os interessados podem acessar: www.fecomercioto.com.br e clicar no banner que está localizado no topo do site. O treinamento acontece no Teatro Fernanda Montenegro, das 8h às 11h. São parceiros também desse evento, CRC-TO, Prefeitura de Palmas, ACIPA e CDL Palmas.
Segundo o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, é muito importante o empresário estar atento aos prazos. "Esse novo formato que promete celeridade no processo da emissão de notas fiscais irá entrar em vigor na Capital no dia 1 de agosto, por isso a participação do empresário nesse treinamento para entender como ele funcionará é fundamental. Nós, empresários, precisamos conhecer e estar atentos a data final para o registro nesse sistema implantado pela Prefeitura de Palmas", ressaltou.
Já o presidente do Sescap-TO, Ademar Andrade de Oliveira, alerta sobre a necessidade da participação dos colaboradores. "Buscamos com esse evento auxiliar os empresários e os contadores no entendimento desse novo sistema, porém é preciso que em alguns casos, os colaboradores também participem, pois são eles que utilizarão no dia a dia irão essa ferramenta, facilitando assim a utilização do Sistema", disse.
Sobre a NFS-e
Por meio do Decreto nº 797 (publicado no Diário Oficial do Município de 02 de julho), a Prefeitura de Palmas regulamentou a nova Nota Fiscal Eletrônica que visa oferecer mais agilidade e praticidade na utilização do serviço. A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema próprio da Prefeitura de Palmas, com o objetivo de registrar as operações relativas à prestação de serviços e de materializar os fatos geradores do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), por meio de registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação do ISSQN.
Sistema
O sistema implantado é denominado WebISS® que utiliza a NFS-e modelo nacional instituída pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), utilizado em 90 municípios. O Novo Sistema de NFS-e "WebISS®" está sendo implantado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Entre os diferenciais do sistema está a possibilidade do usuário emitir a nota fiscal de forma offline, baixando o aplicativo chamado e-RPS (Recibo Provisório de Serviço eletrônico) no computador ou ainda através de smartphones e tablets. O programa ainda permite a integração aos sistemas utilizados pelas empresas, o que facilita a emissão das notas.
(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)