16:46, 8 jun 2015
Migradas

Tocantins será estado modelo na integração da Redesim

O Tocantins foi escolhido pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE) para receber o projeto piloto do Sistema Integrar, um software que irá efetivar o funcionamento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Uma equipe da SMPE deve vir ao Estado ainda neste mês de junho para realizar a implantação do Sistema.

A notícia foi divulgada no último dia quatro pelo presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Carlos Alberto de Moraes, que esteve em Brasília no início de junho para tratar da implantação do Sistema Integrar no Estado. O Tocantins será o primeiro estado brasileiro a ter o programa totalmente instalado.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, ações como essa que visam facilitar a vida do empresariado tocantinense serão sempre bem vindas e oportunas. "Num ano de recesso em que a economia está praticamente estagnada, a efetivação da Redesim vai facilitar a vida do empresário tocantinense. Aproveito para parabenizar aqui toda a equipe da Jucetins pela iniciativa", destacou Pisoni.

Com a Redesim em funcionamento o tempo médio de abertura de uma empresa será de 48 horas, contra o prazo tradicional que leva em média 100 dias. Vários estados já têm a Redesim implantada, a exemplo do Tocantins com Araguaína e Gurupi. A meta da SMPE é que todos os estados passem a usar o Sistema Integrar, unificando assim as juntas comerciais de todo o País.

Sobre a Redesim

A Redesim foi criada pela Lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de sua empresa atuarão de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet. Dentre os objetivos estão: facilitar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas no estado, redução da informalidade e dos custos sociais e econômicos ligados a ela, aumento de competitividade/produtividade, adequação da legislação municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial. No Tocantins, a Redesim começou a ser implantada em maio de 2013.

(Ronaldo Coelho - Ascom Fecomércio Tocantins)