17:37, 12 jun 2015
Migradas

Terminal de cargas vai alavancar o comércio no Estado

O Governo do Tocantins lançou na manhã do dia 9 de junho, o projeto de reestruturação para a implantação do Terminal de Logística de Cargas (Teca), do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. O evento foi realizado durante o seminário "Novas Fronteiras para o Tocantins - Desenvolvimento do Comércio Internacional", no Palácio Araguaia, na Capital.

A solenidade contou com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, representantes da Receita Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog), do presidente da Assembléia Legislativa, Osires Damaso, além de várias lideranças políticas. Representando o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio Tocantins), Itelvino Pisoni, participou do evento o assessor de Controladoria, Osmar Defante.

De acordo como Governo do Estado, o Teca é composto por uma construção modular, medindo 1,2 mil m² de área construída, com área de armazenamento de 500 m², mas com possibilidade de ampliação. O armazém do complexo vai contar ainda sala de atendimento ao cliente, espaços administrativos, guarita de segurança e três docas para embarque e desembarque de cargas, além de estacionamento próprio para veículos leves e caminhões frigoríficos. As docas serão equipadas com elevadores. Foram investidos R$ 3,8 milhões para a construção da plataforma. Com mais esse Teca da Capital tocantinense, a Infraero passa a ter 28 terminais de cargas em todo o País.

O presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, afirmou que vê com muito otimismo a implantação do terminal no Estado. "Essa é uma ação necessária e oportuna, porque vai fortalecer a cadeia produtiva não só do Tocantins, mas de toda a região, proporcionando as melhores condições para importação e exportação de cargas, mas de forma menos burocrática e mais rápida. Isso é bom para o empresariado tocantinense porque significa aumento dos negócios, mas com a redução de custos", disse Pisoni.

(Ronaldo Coelho - Ascom Fecomércio Tocantins)