14:53, 16 jan 2014
Migradas

Sondagem de Natal aponta crescimento nas vendas em 2013

Por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com a UFT neste mês, 41,8% dos empresários de Palmas disseram que no ano de 2013 as suas vendas durante o período do Natal aumentaram. A sondagem foi realizada com 98 empresas comerciais e prestadoras de serviços, distribuídas nas principais áreas comerciais do município de Palmas. Os questionários foram aplicados entre os dias 6 e 9 de janeiro. Do total de entrevistados, 34,7% disseram que as vendas diminuíram e 21,4% acreditam que as vendas foram iguais ao mesmo período de 2012.

Dentre os entrevistados que afirmaram que houve um crescimento nesse Natal, 51,2% responderam que esse aumento foi superior a 20%. Já 29,3% disseram que foi um aumento entre 11% e 20%.

Para a diretora do Instituto Fecomércio, Alexandra Bramatti, a sondagem de Natal permite aos empresários avaliarem o mercado com dados precisos. "O intuito dessas pesquisas realizadas durante as datas que impactam o comércio de Palmas e das principais cidades do Estado é conhecer o perfil das empresas, clientes, do setor e até da economia, possibilitando assim, fornecer aos empresários informações que podem ajudar no seu dia a dia, como se preparar para a aquisição de mercadoria ou contratação de funcionários", afirmou.

Para Delson Henrique Gomes, coordenador da pesquisa e docente da UFT, foi utilizado um método com grande rigor. "Para proporcionar informações confiáveis pretendeu-se um nível de confiança de 95%, sendo necessária uma amostra de 97 entrevistas, dado obtido após ser calculado o universo a ser pesquisado. Tal procedimento metodológico colaborou para que fosse construída uma pesquisa confiável, prática e de grande objetividade, uma vez que se utilizou de técnicas estatísticas padronizadas, obtendo assim um resultado de cunho probabilístico", explicou o professor.

Dados sobre a Sondagem de Natal

A forma de pagamento mais utilizada pelos clientes foi o dinheiro em espécie, seguido de cartão de crédito (40,8%) e cartão de débito (8,2%). Quando parceladas as compras no cartão de crédito, grande maioria optou por dividir em três vezes, 59,5%. Os valores das compras realizadas pelos consumidores de Palmas neste Natal ficaram em sua maioria entre: R$100,01 a R$150,00 e R$ 250,01 a R$ 400,00.

57,1% dos empresários não realizaram nenhum tipo de promoção. Dos 40,8% que afirmaram ter feito promoção, 33,3% disseram que realizaram sorteios ou distribuição de brindes, 27,3% ofereceram ofertas especiais na data e a mesma porcentagem disse ter dado descontos nos produtos como forma de atrair clientes. Para evidenciar seu estabelecimento, 45,9% investiram em publicidade, contra 50% dos entrevistados que não focaram em nenhuma ação de publicidade.

Segundo as empresas entrevistadas, 63,3% contrataram funcionários para o período, sendo que 55,9% contrataram entre 1 e 2 colaboradores. Apesar disso, 68,4% disseram não ter o costume de contratar efetivamente esses funcionários após o período natalino.

Foram entrevistadas pessoas que atuam no comércio de rua, shopping centers e camelôs, com foco em empresas que vendem produtos como vestuário e calçados, brinquedos, eletrônicos e outros, principais segmentos apontados na pesquisa de expectativa de consumo realizada em dezembro.

(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio TO)