Senac e Sesc Tocantins participam pela 1 vez da Semana da Cultura e Gastronomia Regional em Brasília

Evento promovido pelo Senac Nacional reunirá chefs, estudantes, parlamentares e público em geral em torno da culinária e cultura tocantinense
O Sistema Fecomércio Tocantins, por meio do Senac e Sesc, participará entre os dias 1 e 4 de setembro de 2025, em Brasília (DF) da Semana da Cultura e Gastronomia Regional. A iniciativa reúne apresentações culturais e culinárias, menus especiais, além de degustações com foco em pratos e produtos típicos do estado do Tocantins.
A Semana receberá as ações do Sistema Comércio Tocantins em espaços gastronômicos dentre eles: o Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia (CEAG) do Senac, o Restaurante-Escola Senac Downtown DF, o Restaurante-Escola da Câmara dos Deputados e o Restaurante-Escola do Senado Federal.
O evento, promovido pelo Departamento Nacional do Senac, tem como objetivo divulgar e valorizar as tradições culturais e a gastronomia de diferentes estados brasileiros, proporcionando ao público uma experiência sensorial que une sabor, história e identidade regional.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Tocantins, Itelvino Pisoni, o evento reforça a cultura regional. “Trazer o Tocantins para esse evento pela primeira vez é uma grande conquista. Ressaltar a força e a presença de nossa cultura em espaços como esses, onde circulam formadores de opinião, é importante para reafirmamos a importância do nosso estado por meio da cultura e culinária, que é também uma forma de expressão”, disse.
Aula-show de abertura no CEAG
A programação inicia no dia 1º de setembro, às 19h, com uma aula-show no CEAG, conduzida pela equipe do Senac Tocantins. A atividade terá duração aproximada de duas horas e contará com o preparo e a degustação da Paella Tocantinense, prato que harmoniza ingredientes típicos e técnicas de alta gastronomia, acompanhado das cachaças regionais Palmeira e Amor Perfeito.
Além da demonstração culinária, a aula incluirá uma contextualização histórica e sociocultural dos pratos, ressaltando a importância dos ingredientes regionais na formação da identidade gastronômica do Tocantins. A experiência será voltada para alunos do CEAG, convidados e autoridades, reforçando o compromisso do Senac em aliar conhecimento técnico à valorização cultural.
Gastronomia tocantinense em destaque nos Restaurantes-Escola
Nos dias seguintes, o público de Brasília terá a oportunidade de apreciar pratos emblemáticos do Tocantins em cardápios elaborados especialmente para a Semana da Gastronomia:
02/09 – Restaurante-Escola Senac Downtown DF (CNC) – 12h às 15h: O cardápio à la carte inclui entradas como ceviche de caju e bolinho de cuscuz com carne de sol; pratos principais como lombo de pirarucu grelhado no óleo de coco babaçu, servido com purê de mandioca e farofa de puba com castanhas e banana-da-terra, além do risoto de chambari com purê de abóbora cabotiá; e sobremesas como panacotta com geleia de buriti e creme brûlée de pequi.
03/09 – Restaurante-Escola da Câmara dos Deputados: 12h às 15h: O bufê contará com saladas como feijão verde com carne de sol, cuscuz com vinagrete de maxixe, folhas verdes com molho de manga e tomate com pesto de alfavaca e castanha de caju; pratos principais como chambari ao molho, tucunaré frito, moqueca de surubim ao leite de coco babaçu, galinha caipira com pequi e Maria Isabel; guarnições como arroz com coco babaçu, fava ao molho, paçoca de carne de sol, taioba refogada, purê de mandioca e abóbora cabotiá assada; e sobremesas como brigadeiro de buriti, mousse de mangaba, cocada mole de coco babaçu e pudim com redução de murici.
04/09 – Restaurante-Escola do Senado Federal: 12h às 15h: O menu executivo trará novamente as entradas ceviche de caju e bolinho de cuscuz com carne de sol; pratos principais como lombo de pirarucu grelhado no óleo de coco babaçu e risoto de chambari com abóbora cabotiá; e sobremesas como panacotta com geleia de buriti e creme brûlée de pequi.
Valorização da identidade tocantinense
Para enriquecer ainda mais a programação, o Sesc Tocantins levará todos os dias uma programação que visa fomentar e enaltecer a cultura local, por meio de manifestações artísticas e musicais do Estado.
Além de contar com peças de artesanato e bonecos que fazem parte da exposição “Ritxoko: Uma ancestralidade do Povo Iny”, o Sesc ainda proporcionará as apresentações do artista Claudivan Santiago.
Nascido em 1972, no povoado de Cachoeirinha, interior do Tocantins, Claudivan é cantor, compositor, jornalista, produtor musical e violeiro caipira. Vencedor do Festival Aberto do Bico do Papagaio em 1999 e 2001, lançou seu primeiro disco autoral em 2002. Dedicou-se deste então ao estudo da viola caipira, com destaque para o álbum Viola Pura Viola (2013), premiado no Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira ao lado de nomes como Almir Sater e Inezita Barroso.
Autodidata, tornou-se uma das grandes revelações da nova geração de violeiros do Brasil, com obras que unem tradição e contemporaneidade. Claudivan leva a força da cultura tocantinense aos palcos de todo o país, reafirmando a viola como símbolo da brasilidade e da música de raiz.
Sobre o Sistema Comércio Tocantins
O Sistema Comércio Tocantins é composto pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) e seus sindicatos empresariais, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), pelo Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD). Juntas, essas entidades somam mais de 2 milhões de atendimentos anualmente nas áreas de educação profissional, educação, saúde, lazer, esporte, cultura, saúde e turismo.
Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:
Facebook: www.facebook.com/fecomercioto
Instagram: @fecomercioto
LinkedIn: fecomérciotocantins
Twitter: @fecomercioto
Youtube: FecomercioTO
Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins
Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.