Presidente da Fecomércio participa de reunião com Dilma Rousseff
O Assunto Matopiba está em voga e não é por menos. O Tocantins concentra, segundo o Ministério da Agricultura, 37,95% da área, 27,7 milhões de hectares e os 139 municípios estão inseridos. E esse foi o tema de uma reunião entre a Presidente Dilma Rousseff, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e empresários do Estado, ocorrida na última semana (23 de outubro), em Palmas. A Fecomércio esteve representando seu setor: o comércio de bens, serviços e turismo.
O Presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, pediu a Presidente Dilma Rousseff, que autorize a interligação entre o Tocantins e o Mato Grosso (TO-500), propiciando a ambos os Estados o escoamento de mercadorias e produtos. Além de solicitar recursos federais para a pavimentação asfáltica da TO 255, que liga o município de Lagoa da Confusão à Barra da Cruz, importante região produtiva do Estado.
Itelvino pediu ainda a Presidente, que fossem feitos aportes e liberados recursos ao Banco da Amazônia para fortalecer essa instituição financeira, que segundo ele, é o principal banco fomentador da área produtiva e comercial do Tocantins, e ao Ruraltins, para que esses recursos fossem investidos na capacitação e assistência técnica de engenheiros e técnicos agrônomos voltado para os pequenos produtores da região do Matopiba.
Por fim, o presidente colocou à disposição o Sistema Fecomércio para parcerias relacionadas à qualificação profissional e a assistência social, por entender "que o fortalecimento do Matobipa, junto com a indústria de transformação e os produtores rurais, irão trazer um intercâmbio comercial com os demais Estados, fomentando novos mercados e consequentemente, o comércio e o setor de serviços do Tocantins", afirmou Pisoni.
(Camila Takahashi - Ascom Fecomércio Tocantins)