11:30, 8 nov 2016
Geral

​PIB da região Norte deve ser o maior em 2017

Notícia

A retomada da economia brasileira trará crescimento para a região Norte do país, é o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Tendências. De acordo com a análise, o Produto Interno Bruto (PIB) do Norte vai avançar 3,9% em 2017, à frente da média do Brasil (1,5%).

Atrás do Norte, seguem o Nordeste com 2,3%, o Centro-Oeste com 2,2%, o Sudeste com 1,4% e o Sul com 1,3%. Segundo a consultoria, a indústria será o principal estímulo para essa retomada, mas o aumento do crédito também terá sua contribuição e trará destaque para o comércio.

O levantamento da Tendências aponta uma alta de aproximadamente 5% para o comércio da região Norte. “Com mais crédito disponível, os consumidores poderão quitar suas dívidas antigas e conseguirão comprar mais, movimentando positivamente a economia”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida de valor do que o país produz em um determinado período nos setores de agropecuária, indústria e serviços. Ele mede a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Entenda como o PIB faz parte do cotidiano no link: http://g1.globo.com/economia/pib-o-que-e/platb/

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins, com informações de http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2016/11/04/regiao-norte-crescera-4-em-2017-mais-que-o-dobro-previsto-para-o-pais.htm)