17:00, 31 ago 2022

Mulheres empreendedoras conquistam representatividade no Sistema Comércio

Com informações da CNC

Mulheres representam mais de 9 milhões dos negócios no Brasil e representam 33% das propriedades de empresas formais e informais, sendo responsáveis por 48% dos microempreendedores individuais do Brasil, segundo dados do Sebrae. Para apoiar esse universo e discutir soluções visando garantir um ambiente produtivo e aberto para debates, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) criou a Câmara Brasileira de Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), que conta com empresárias de todas as Federações do Comércio dos 26 Estados e do Distrito Federal, além das sete Federações nacionais. A coordenadora será a empresária baiana Rosemma Maluf.

Por vídeo, em sua mensagem de abertura, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, falou sobre as grandes e rápidas transformações que o mundo vem passando e ressaltou o reconhecimento da importância do papel das mulheres como uma das grandes urgências que a sociedade brasileira vem trabalhando.

“Esse movimento precisa se transformar em ações concretas, que traduzam o compromisso de valorizar a participação feminina em todos os setores. A instalação da Câmara é mais um passo da CNC para estar alinhada com as iniciativas que buscam fortalecer a presença e a participação da mulher no âmbito empresarial. É uma ação que, além de fazer justiça ao talento e competência delas, busca a melhoria do ambiente de negócios, com o incentivo para a abertura de novos empreendimentos, a integração e a troca de experiências, além da qualificação dessa mulher empresária”, destacou.

Tocantins

Todas as mais de 50 participantes, entre titulares e suplentes, se apresentaram e falaram sobre suas expectativas para a nova Câmara da CNC. A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Tocantins (CMEG TO), Maria Fátima de Jesus, e a vice-presidente, Letícia Coelho, apresentaram a Câmara do Tocantins às demais representantes femininas presentes no evento.

Programa de qualificação

No início da reunião, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre a CNC e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O documento foi assinado pela secretária Executiva do Ministério, Tatiana Alvarenga, e pelo vice-presidente da Confederação, Luiz Carlos Bohn, visando desenvolver ações gratuitas de promoção social e qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade nos Estados do Norte e Nordeste, para estimular sua capacidade empreendedora, geração de renda e maior autonomia. Além das integrantes da Câmara, participaram da solenidade representantes do Sebrae; Ministério da Economia, do programa Caravana Pra Elas; do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.

Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:

www.fecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

LinkedIn: fecomérciotocantins

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.