Intenção de consumo do palmense aumenta 1,4% em dezembro
No período em que presentear é tradição, os palmenses devem ir mais às compras. A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, revelou que o índice subiu para 85,6 pontos em dezembro, 1,4% a mais que em novembro (84,4 pontos).
“Esse número se refere a uma avaliação feita pelos consumidores sobre capacidade de consumo, nível de renda doméstico, segurança no emprego, entre outros dados de grande relevância para a condição de vida das famílias”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins.
De acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados se sentem mais seguros em relação ao emprego, 33,5% acreditam em melhorias profissionais em um futuro próximo e 43,2% disseram que a renda familiar se assemelha à do mesmo período de 2015. Mais de 70% acredita que está mais difícil conseguir acesso ao crédito ou empréstimo.
Já em relação ao consumo atual, cerca de 30% apontaram que estão comprando mais ou igual ao ano passado, 25,6% acreditam que no próximo semestre manterão o nível de consumo do mesmo período de 2015. Apesar disso, 56,2% acham que este não é um bom momento para compra de bens duráveis, como eletroeletrônicos.
ICF
O indicador da ICF é medido a partir do ponto de vista dos consumidores e calculado com base nos dados apresentados acima. A pesquisa é realizada nos últimos 10 dias do mês que antecede à divulgação. Neste caso, aconteceu no final de novembro.
(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)