14:52, 31 ago 2022
Geral

​ Intenção de consumo das Famílias de Palmas tem leve crescimento em agosto

Notícia

O mês de agosto trouxe um cenário de leve aumento no indicador que mede a Intenção de Consumo das Famílias de Palmas (ICF) registrando o índice geral em 94,1 pontos. Quando comparado ao mês de julho é percebido um crescimento de 0,5 pontos. Já quando comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 6,7 pontos.

Dentre os pontos que são questionados aos entrevistados o único que obteve variação mensal negativa em seu índice total foi o item “Emprego atual”. Em agosto, 77,2% afirmaram que se sentem mais seguros em seus empregos em contraponto ao percentual de julho que era de 76,8%. Nesse mesmo item, 13,2% disseram aos pesquisadores que se sentiam menos seguros em agosto. Em comparação a julho houve um aumento nesse porcentual que era de 12,4%.

No que tange ao consumo, a pesquisa apontou uma variação mensal positiva nos itens: Nível de Consumo Atual (0,1%) e Perspectiva de Consumo (0,9%), que para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, é uma boa notícia. “Mesmo que essa variação seja pequena entre os meses de julho e agosto, manter essa variação positiva é muito importante pois caracteriza um aumento no poder de consumo das famílias”, explicou.

Cenário Nacional

A ICF Nacional alcançou 82,1 pontos em agosto, o maior nível desde abril de 2020 (95,6 pontos), no início da pandemia, e acima dos resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores. O indicador avançou 1,1%, mantendo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano.

O resultado para o mês de agosto foi fortemente baseado no consumo das famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos. Para esse grupo, a intenção de compras subiu 3,3%; para o grupo de menor renda, o ICF apresentou variação de 0,4%, o que indica estabilidade.

Um dos destaques é o indicador Nível de Consumo Atual, com crescimento de 2,8%, o maior dos últimos seis meses. Ele é medido a partir das respostas dos entrevistados a respeito do quanto as famílias estão comprando em relação ao ano passado (mais, menos ou a mesma quantidade). “Importante destacar que esse item foi o que obteve o maior crescimento em ambos os grupos de renda”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

(Com colaboração da Ascom CNC)