08:38, 18 jan 2018
Geral

Intenção de consumo das famílias cresce 6,2% em janeiro

Notícia

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 92,3 pontos em janeiro deste ano, um resultado 6,2% maior que o do mesmo período do ano passado. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apurados em parceria com a Fecomércio Tocantins.

“Apesar de ainda estar na zona de indiferença, ou seja, abaixo de 100 pontos, há uma tendência de estabilidade, se analisarmos os últimos resultados da pesquisa”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

A pesquisa mostra que 70,6% dos consumidores se sentem mais seguros nos empregos e 39,1% acreditam em melhorias profissionais. A renda de 48,7% está melhor em janeiro, mas 75,5% afirmam que ainda está difícil conseguir crédito.

Entre os subíndices analisados, o que trata da perspectiva de consumo apresentou a maior queda: 5,5% na comparação mensal. Nesta questão, 45,3% dos entrevistados afirmaram que devem comprar menos nos próximos meses. Já o que expôs maior aumento, foi o referente à compra de bens duráveis, com crescimento de 3,9%.

Para acessar a pesquisa completa, acesse http://institutofecomercioto.com.br/pesquisas.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)