Indicador do IBGE aponta crescimento no comércio tocantinense
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o volume de vendas no varejo ampliado, que inclui veículos, motos, peças e materiais de construção, cresceu 9,9% em novembro de 2018, em comparação com o mesmo mês de 2017. A informação foi apurada pela PMC - Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada no último dia 15.
Conhecido como o mês da Black Friday, novembro costuma movimentar o comércio pelas promoções, eventuais descontos em produtos e a proximidade com o Natal. No segmento ampliado, na comparação com o mês de outubro, o Tocantins avançou 0,2%.
Apesar disso, as vendas no comércio varejista tocantinense, na série com ajuste sazonal, recuaram 0,5% em novembro, frente a outubro. Os estados que se destacaram neste indicador foram: Bahia (8,7%), Rondônia (8,2%) e Maranhão (7,7%).
No cenário nacional, o volume de vendas avançou 2,9% em comparação com o mês de outubro, após duas quedas consecutivas. Seis das oito atividades varejistas apresentaram resultados positivos na pesquisa: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (16,9%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,8%), tecidos, vestuário e calçados (4,8%), móveis e eletrodomésticos (1,6%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%).
PMC
A pesquisa é realizada em empresas com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal é o comércio varejista, desde 1995, e produz indicadores de receita nominal e de volume de vendas ajustados sazonalmente. Além disso, a pesquisa divulga a comparação com o mês anterior, o mesmo mês do ano anterior, o acumulado do ano e dos últimos 12 meses.
(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações do IBGE)