09:02, 17 abr 2019
Conselho de Turismo

​Hospedagem e alimentação respondem por 74,1% das vagas do Turismo no Tocantins

Segundo a pesquisa de Empregabilidade no Turismo, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o segmento de hospedagem e alimentação responde por 74,1% das vagas de emprego no setor turístico no Tocantins.

Os dados se referem ao mês de fevereiro e aos trabalhadores com carteira assinada. Em números absolutos, o estado contava com 6.804 pessoas empregadas no segmento de hotéis e restaurantes em fevereiro, o que representa um aumento de 0,62% em comparação com o resultado de janeiro (6.762 pessoas ocupadas).

Ao todo, o Tocantins conta com 9.181 trabalhadores no setor do Turismo, distribuídos em quatro seções: hospedagem e alimentação (74,1% dos trabalhadores), agentes de viagens (5,02%), cultura e lazer (1,31%), e transporte de passageiros (19,56%).

2018

Em comparação com os dados do mesmo período do ano passado, o Tocantins apresenta um crescimento de 1,09% nas vagas destinadas ao setor do Turismo. O segmento que mais cresceu (3,83%) foi o de agentes de viagens, passando de 444 para 461 trabalhadores. Já o único que apresentou queda foi o de transporte de passageiros, decaindo de 1.805 para 1.796 funcionários.

Ao todo, a média de trabalhadores do ano passado era de 9.194. “O ano fechou com um saldo de 152 vagas para o setor, ou seja, aconteceram mais contratações do que demissões. Foi percebido, ainda, pequenas variações mensais, permitindo que o Turismo permanecesse na casa dos nove mil empregados com carteira assinada”, explica a assessora econômica, Fabiane Cappellesso.

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da CNC)