Fecomércio marca presença em início de atividades de Terminal Multimodal de Gurupi
Ontem, 23 de setembro, aconteceu em Gurupi a assinatura de convênio entre as empresas responsáveis pelo início das atividades do Terminal Multimodal da cidade, o Grupo Porto Seco Centro-Oeste e o Grupo Ecocidades. A Fecomércio marcou presença na cerimônia e esteve representada por seu presidente Itelvino Pisoni e o vice-presidente, Domingos Tavares.
Com foco na atração de novas empresas e no incentivo à geração de novos postos de trabalho, o contrato foi celebrado entre o Grupo Porto Seco Centro-Oeste e o Grupo Ecocidades, e tem por finalidade o transporte de manganês, através dos trilhos da FNS, para os portos do Itaqui no Maranhão e de Santos (SP), visto que o terminal de Gurupi possui essa viabilidade logística, segundo o diretor de Operações do Grupo Porto Seco, Everaldo Fiatkoski.
Segundo o diretor, a previsão é de que as operações comecem em novembro deste ano. A Porto Seco é detentora da concessão da Valec para atuar no terminal de Gurupi desde 2017; e as perspectivas, em relação à atuação no município, são promissoras, de acordo com o representante. "O contrato de hoje assinala o início de grandes possibilidades para Gurupi, temos a certeza de que a região pode se tornar o maior polo de cargas e de movimentação de mercadorias, incluindo o transporte de minérios. O contrato assinado é de suma importância não apenas para a Ecocidades, mas para toda a cadeia produtiva que poderá fazer uso desta logística de distribuição por meio do transporte ferroviário", apontou Everaldo Fiatkoski.
O grupo Ecocidades empreende, no Tocantins, há mais de dois anos e possui a maior guia de utilização de manganês, localizada na cidade de Paranã. Anualmente, são extraídas 720 mil toneladas deste minério, gerando mais de 200 empregos diretos.
Para o diretor da empresa, Alexandre Torres, a assinatura deste contrato marca o início de uma parceria que alçará o Tocantins e a Ecocidades a patamares ainda mais altos e que irão garantir, ainda, mais empregos e desenvolvimento econômico e social para o Estado.
A projeção é que sejam embarcadas de 12 a 30 mil toneladas por mês no terminal, o contrato terá vigência de 5 anos.
Uma das organizadoras do evento, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, falou sobre as expectativas para o início das atividades. "Foram anos de espera, mas hoje a realidade bate a nossa porta e podemos enxergar o futuro promissor que chega a Gurupi pelos trilhos da Ferrovia Norte-Sul", celebrou.
Para o secretário Tom Lyra, a assinatura deste contrato vem ao encontro das ações e diretrizes da gestão, que tem investido na melhoria e na expansão da infraestrutura e da logística no Tocantins. "Temos um Estado que está localizado no corredor central do Brasil, e grande parte de tudo o que é produzido passa pelo Tocantins. Tendo isso em vista, o governador Mauro Carlesse tem fomentado o potencial logístico para atrair novas empresas e assim contribuir para que novos postos de trabalho sejam criados em todos os municípios", concluiu.
(Com informações da Ascom Governo do Estado)