15:12, 23 mai 2019
Conselho de Turismo

​Fecomércio e Cetur apoiam evento sobre ecoturismo em Porto Nacional

“Como integrar as Unidades de Conservação a partir de sua viabilidade econômica” é o tema do XII Conecotur – Congresso Nacional de Ecoturismo, que acontecerá de 3 a 7 de junho em Porto Nacional (TO), com apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Conselho Empresarial do Turismo (Cetur).

O evento é organizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), FAPAC/ITPAC, Sociedade Brasileira de Ecoturismo e Prefeitura de Porto Nacional. “É preciso estimular o debate sobre o turismo no Tocantins, principalmente no que diz respeito às unidades de conservação, para que possamos desenvolver um turismo mais sustentável e que gere renda às comunidades locais”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, sobre a importância do evento.

A programação conta com diversos debates e apresentações de trabalhos e tem como intuito integrar alunos do ensino médio integrado do técnico em meio ambiente, alunos de graduação e pós-graduação, além de agências de turismo, associações, artesãos, professores do ensino básico, comunidades tradicionais e demais interessados.

Programação

A abertura será no auditório do Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira, a partir das 19h, com a conferência "Do Ecoturismo ao Turismo de Base Comunitária: panorama brasileiro dos últimos 20 anos", com a participação do Prof. Dr. Zysman Neiman, da Universidade Federal de São Paulo, e do Prof. Dr. Milton Augusto Pasquotto Mariani, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo – Cetur, Cristiano Rodrigues, fará parte da mesa redonda Ecoturismo no Tocantins – Roteiros e Comercialização no dia 5 de junho, das 8h30 às 12h, no IFTO de Porto Nacional. Além de presidir o Cetur, Rodrigues é assessor Jurídico da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV -TO), foi presidente por dois mandatos consecutivos da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes das Capitais e Municípios Turísticos (ANSEDITUR) e tem vasta experiência no setor turístico, tanto no âmbito público como privado.

As inscrições para participar da programação encerram no dia 26 de maio e devem ser feitas pelo site https://conecotur-ecouc.webnode.com/, onde está disponível a programação completa do evento.

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da XII Conecotur)