Cooperação entre Sistemas Fecomércio do Tocantins e do Distrito Federal viabiliza implantação do SEI no Senac-TO
Plataforma digital é referência na gestão de processos e, por isso, amplamente utilizada no Brasil.
Foi realizada na manhã desta segunda, 16, a cerimônia de assinatura de cooperação para implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Tocantins (Senac-TO). O documento foi assinado pelos presidentes dos Sistemas do Comércio do Tocantins e do Distrito Federal, Itelvino Pisoni e José Aparecido da Costa Freire, respectivamente. Também ratificaram o termo a diretora regional do Senac-TO, Cláudia Oneide Silva e o diretor do Senac-DF, Vitor Corrêa. Todo o processo de assinatura foi realizado de forma digital, dentro da plataforma.
As tratativas para implantação do SEI foram iniciadas em junho deste ano, deste então equipes técnicas têm atuado de forma conjunta para que o Senac do Tocantins possa fazer uso da plataforma que se destaca pela segurança, transparência e consolidação da política de compliance.
O presidente Itelvino Pisoni considerou como positiva a troca de experiências e destacou o momento propício para o uso da ferramenta. “Efetivar uma parceria nestes moldes com a regional do Senac e a presidência do Sistema Fecomércio do Distrito Federal é um grande prestígio, pois eles representam um exemplo de como administrar o sistema federativo do comércio. O SEI chegou em um momento muito propício, já que estamos em um processo de modernização na diretoria do Senac, com uma nova mentalidade e uma nova maneira de administrar”, pontuou.
Já o presidente José Aparecido Freire ressaltou a agilidade e a segurança conferidas pela plataforma. “Os processos se tornam mais ágeis e seguros. Recebemos o código fonte do TRF-4 e implementamos em Brasília, onde já está funcionando muito bem, consigo dar segmento a qualquer atividade administrativa de qualquer lugar do mundo e essa é uma das facilidades proporcionadas pelo SEI”.
Da mesma forma, a parceria foi evidenciada pela diretora Cláudia Silva durante seu discurso. “Celebramos hoje um marco importante da nossa jornada em busca da excelência administrativa. A implantação do SEI representa um grande passo para a modernização da gestão, promovendo agilidade, transparência e integridade”.
Na comitiva do DF estavam ainda o assessor jurídico do Senac-DF, Luiz Gustavo Vieira e o coordenador de TI, Humberto Paulino Sousa. O evento foi prestigiado por representantes das diretorias do Senac, Sesc e IFPD Tocantins, pelo Conselho do Senac e demais colaboradores do Sistema Fecomércio-TO.
O SEI
A ferramenta é utilizada para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos. Foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente ao Senac-DF, detentor do código-fonte e dos direitos sobre a proteção dos dados. Segundo Corrêa, representa “muito mais do que somente um sistema, ela é uma plataforma que confere ao Senac uma transformação digital que ainda não tinha sido vista no regional do DF. Hoje nós estamos alicerçados em quatro princípios fundamentais acerca do Sistema Eletrônico de Informações: agilidade, segurança, sustentabilidade e economia”, garantiu.
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