16:14, 8 dez 2023
Sindicatos

​Convenção Coletiva do Comércio é assinada e aguarda homologação do MTE

No último dia 29 de novembro, foi finalizada a negociação coletiva da Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio em Geral, assinada entre os representantes dos Sindicatos Empresariais filiados à Fecomércio e os Sindicatos Laborais do comércio. O documento, que aguarda ainda a homologação do Ministério do Trabalho e Emprego, já está disponível para consulta no site da Fecomércio, no link: http://www.fecomercioto.com.br/convencoes-coletivas.

O índice para o reajuste para quem recebe acima do piso ficou em 5% e o piso salarial geral da categoria ficou estipulado em R$ 1.440,00. O documento tem sua data-base no dia 1º de novembro.

Para o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, a negociação foi positiva para os empresários “Nós buscamos sempre levar em conta o que é melhor para as empresas de modo geral, ou seja, tanto para os empresários quanto para os trabalhadores que são parte da gestão. No entanto, é nosso papel atuar junto as reais possibilidades e cenários para que os empresários possam manter suas empresas na ativa. Mais uma vez a negociação foi muito profícua e conseguimos benefícios para os donos das empresas também”.

“Um grande exemplo foi o reajuste alinhado com o percentual da inflação acumulada ao ano. Além disso, conseguimos manter ainda a abertura do comércio em alguns pontos facultativos e feriados sem ônus para as empresas, o que ajuda muito o empresário. Ou seja, foi uma discussão árdua, mas que trouxe bons frutos”, ressaltou.

Sobre a Convenção Coletiva

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é o documento legal que regulamenta os direitos e deveres nas relações de trabalho. Este documento é acordado entre os Sindicatos Patronais do Comércio (que representam os empresários) e os Sindicatos Laborais (que representam os trabalhadores), justamente por buscar um equilíbrio nessa relação. Na Convenção são estipulados itens como jornada de trabalho, reajustes financeiros, condições de trabalho e outros.

Reajustes Acordados:

Índice de reajuste – 5% - para quem recebe acima do piso