14:19, 20 mar 2014
Migradas

Consumo das famílias em Palmas recua em março

O consumo medido por meio da pesquisa de intenção do consumo das famílias em Palmas, (ICF) registrou em março, o índice geral de 122,8 pontos, uma redução de 1,3 pontos se comparado ao mês de fevereiro. Apesar do resultado, o índice mantém-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável. Quando comparado ao mesmo período em 2013, a queda é maior, cerca de 6,8 pontos.

Dentre as possíveis causas apontadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), estão uma alta mais forte do nível de preços no período, o nível um pouco mais elevado de endividamento e o aumento do custo do crédito, que acabam refletindo em uma maior moderação no consumo.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, apesar dessa queda, a expectativa para os próximos meses é boa. "Os empresários no Estado estão preocupados com as altas nos impostos, porém segundo a ICF, as famílias consumidoras demonstram que querem comprar mais futuramente. A maioria disse acreditar que seu poder compra será maior que o segundo semestre do ano passado", explicou.

Segundo os entrevistados, sobre o consumo nos próximos meses, 48,1% disseram que será maior que no segundo semestre de 2013, 22,5% garantem ser menor que no período e 22,3%, igual. O índice sobre a perspectiva de consumo subiu 4,8 pontos esse mês.

Já sobre o consumo atual, as famílias responderam que em sua maioria (41,1%) estão comprando menos; seguidos dos 27% que estão comprando mais. 31,9% disseram estar comprando a mesma coisa. A maior parcela dos entrevistados (67,3%) considera um bom momento para a aquisição de bens duráveis e 59,9% acreditam que o acesso ao crédito está mais difícil.

Com relação ao emprego, a maior parte dos entrevistados afirma sentirem-se mais seguras (73%) e estão confiantes, 43,4% acreditam que terão melhoria profissional nos próximos seis meses. Do total de famílias entrevistadas, 70% acham que sua renda familiar está melhor que o ano passado.

Sobre a pesquisa

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias em Palmas (ICF) é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. São entrevistadas 500 famílias, nos últimos 10 dias de cada mês.

(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)