Consumo das famílias em Palmas continua em queda em abril
O consumo das famílias de Palmas continua em queda. Foi o que registrou a pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias de Palmas (ICF), de abril. Enquanto em março o índice geral foi de 111,7 pontos, nesse mês caiu para 105,1 resultando em uma redução de 6,6 pontos. Comparando com abril do ano passado, que registrou 121,6, a queda foi de 16,5 pontos. A ICF é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Fecomércio Tocantins.
No índice geral, que envolve as duas categorias pesquisadas, ou seja, famílias que percebem até 10 salários mínimos e famílias que recebem acima de 10 salários mínimos mensais, aumentou o número dos que afirmaram que seu consumo será menor nos próximos meses, do que o gasto no segundo semestre do ano passado. Enquanto em março este número estava em 37,3%, em abril subiu para 41,8, registrando um aumento de 4,5%.
O panorama do consumo atual apontou que 51,9% dos entrevistados estão comprando menos referente ao mesmo período do ano passado. Enquanto 31,5% afirmaram estar comprando a mesma quantidade e apenas 16,1% disseram que estão comprando mais.
Quanto ao crédito, a maioria (67,9%) afirmou estar mais difícil o acesso. Já na aquisição de bens duráveis, uma pequena maioria (47,5%) afirmou ser este um bom período para a aquisição de imóveis, automóveis, eletroeletrônicos, entre outros. No que diz respeito à segurança no emprego, enquanto 77,8% afirmaram estar mais seguros em março, neste mês de abril, esse número caiu apenas 0,2 pontos, ficando em 77,6%.
Na ocupação atual, 41,1% estão positivos com relação às perspectivas de crescimento profissional. Sobre a renda familiar, 62,2% revelaram estar melhores do que o mesmo período do ano passado.
Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, essa pesquisa sobre o consumo das famílias palmenses retrata bem o cenário da economia nacional. "O ano é de recesso. Nós, empresários do setor do comércio não podemos arriscar muito nesse momento. O panorama é de cautela e, como sempre venho falando, de contenção de gastos", alertou.
A ICF de abril foi realizada nos últimos 10 dias do mês de março e foram ouvidas 500 famílias palmenses. Na pesquisa, sete itens são levantados junto aos consumidores: emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, facilidade de compra a prazo, nível de consumo atual, perspectiva de consumo no curto prazo e oportunidade para compra de bens duráveis. Esse recorte levou em conta o índice geral, ou seja, as duas categorias de famílias pesquisadas.
(Ronaldo Coelho - Ascom Fecomércio Tocantins)