10:56, 10 set 2014
Migradas

Confiança dos empresários teve um pequeno aumento em Agosto

Após quedas consecutivas desde Janeiro, os empresários no mês de agosto demonstraram um leve aumento em sua confiança, conforme a pesquisa que mede a confiança do empresário do comércio (ICEC), realizada em Palmas. O índice geral de Agosto ficou em 115,7 pontos, ou seja, quando comparado a Julho, o dado subiu 1,6 pontos, totalizando uma variação mensal de 1,5%. A pesquisa é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Sobre o cenário atual, a maioria dos entrevistados disse que a economia piorou muito (36%), que o setor do comércio melhorou pouco (35,1%) e que na sua empresa a melhora sentida foi um pouco maior (40,9%).

Segundo o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, os reflexos da economia estão sendo sentido pelos empresários. “Como a pesquisa demonstra, a maioria dos empresários não está acreditando na melhoria da economia brasileira. Principalmente o comércio está sentindo os reflexos negativos da política econômica utilizada pelo governo. Esperamos que a economia dê uma arrancada nos próximos meses, em especial, para que o empresário tenha um fôlego a mais até a chegada do Natal”.

Já a expectativa para os próximos meses é mais otimista. 34,4% dos empresários entrevistados acreditam numa pequena melhora da economia. Quanto ao comércio, 43,2% responderam que acham que o comércio irá melhorará pouco e mais da metade (50,6%) disseram que esperam que sua empresa melhore bastante.

Para a CNC, embora o resultado positivo de agosto não sinalize necessariamente uma tendência de retomada no nível de confiança, a melhoria nas expectativas para os próximos meses pode estar associada ao menor nível de inflação dos últimos meses e, consequentemente, a sua contribuição para um quadro mais favorável para o setor até o final do ano.

55% dos entrevistados aumentaram pouco o número de colaboradores em Agosto, mas 45,2% afirma que investirá pouco mais na sua empresa nos próximos meses. 54,1% consideram seus estoques adequados.

(Camila Takahashi – Ascom Fecomércio Tocantins)