10:11, 2 abr 2014
Migradas

Confiança dos empresários do comércio recua em março

Em Palmas, mensalmente uma pesquisa que mede a confiança do empresário do comércio (ICEC) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. No mês de março, o índice geral da ICEC registrou uma leve queda ficando em 122,6 pontos, uma variação mensal de -0,8%.

Segundo a maioria dos entrevistados a condição atual da economia piorou, 35,9% disseram que piorou pouco e 33,3% que piorou muito. O mesmo aconteceu quando questionados acerca do setor, 31,6% expuseram que piorou pouco e 31,1% que piorou muito. Já sobre a condição de sua empresa, 47,6% dos empresários disseram que melhorou pouco.

Quando questionados sobre a expectativa para a economia brasileira, os empresários estão mais otimistas. 44,7% responderam que melhorará pouco e 43,2%, que irá melhorar muito. A expectativa para o comércio também mostrou essa percepção, 53,9% disseram que melhorará muito e 43,2% melhorará pouco. O que não foi diferente quando questionados sobre a expectativa para a sua empresa, 63,4% esperam que melhore muito e 33,6% que melhore pouco.

O presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, diz ser surpreendente o otimismo dos empresários em Palmas. "Todos os meses nossos empresários demonstram esperar um cenário mais positivo tanto da economia e do setor, quanto de sua própria empresa, que sente os reflexos desses primeiros itens e isso é muito bom, porque apesar dos altos impostos, o empresário do comércio está otimista", ressaltou.

A ICEC demonstrou ainda que 60,6% dos empresários esperam aumentar pouco o número de colaboradores e 48,7% investirá um pouco mais esse mês em sua empresa. Do total de entrevistados, 61,5% disseram que a situação atual de seu estoque está com o nível adequado.

(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)