15:01, 30 abr 2014
Migradas

Confiança dos empresários de Palmas cai pelo quarto mês consecutivo

Os empresários de Palmas estão menos confiantes em 2014, conforme a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, que mede a confiança do empresário do comércio de Palmas (ICEC). Desde o mês de janeiro o índice geral vem apresentando queda. Em abril o índice ficou em 120,7 pontos, registrando um decréscimo de 1,9 pontos quando comparado ao mês anterior. A variação mensal ficou em -1,6%.

A ICEC demonstra que os empresários do setor não estão tão satisfeitos com os dados atuais, porém acreditam numa melhora, já que quando questionados sobre expectativas, as porcentagens são bastante positivas. A pesquisa é feita mensalmente e colhe dados de 120 empresas da capital.

Sobre a economia atual, 39,5% dos entrevistados acreditam que piorou pouco e 31% que piorou muito. Já 37% acreditam que a condição atual do setor melhorou pouco, assim como 47,7% optaram por essa opção, quando questionados acerca da condição atual de sua empresa. Do total de empresários que responderam a pesquisa, 57,2% consideram que os estoques de suas empresas estão adequados.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, a escolha de produtos e a manutenção dos estoques são itens fundamentais para alavancar as vendas. "O empresário deve estar atento à época do ano, os itens que são mais consumidos e manter seu estoque sempre adequado para que não faltem produtos, fazendo com que mantenha os seus clientes. Além do atendimento, a estabilidade na oferta de produtos e serviços fideliza o cliente", afirmou.

Com relação à expectativa dos empresários, a ICEC apontou que sobre a economia, mais de 80% acreditam numa melhoria. 41,4% esperam que melhore muito e 39,6% que melhore pouco. A respeito do setor do comércio, 52% acreditam que irá melhorar muito e 40,3% pouco. O item sobre as empresas demonstrou um indicativo ainda maior, 60,4% disseram que a melhora será muito maior e 36,1%, pouco maior. Dos entrevistados, 59% pensam em aumentar pouco o número de funcionários e 50% farão um investimento em sua empresa um pouco maior no próximo mês.

(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)