14:43, 5 fev 2014
Migradas

Confiança dos empresários da Capital cai em janeiro

Notícia

Com uma variação negativa de 4,3%, a pesquisa que mede a confiança dos empresários em Palmas - ICEC no mês que marca o início do ano registrou uma queda de 5,7 pontos, mas mantem ainda a zona favorável que é acima dos 100,0 pontos. O índice geral de janeiro ficou em 127,1 pontos. A pesquisa é feita mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins. 


No total foram entrevistadas 120 empresas, dessas, 35,3% acham que a economia piorou pouco nesse mês. Quando questionados acerca do setor, 40,7% acreditam que o setor melhorou pouco nesse período e 44,2% disseram que a sua empresa melhorou pouco. 


Segundo o presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, esses dados mostram a desconfiança dos empresários na economia para esse ano. "É visível por meio dos dados da pesquisa ver a falta de segurança dos empresários na economia. A CNC divulgou um dado importante esse mês, que avalia um crescimento de 6,5% para o setor nesse ano, mas para isso deve haver uma política governamental para segurar a economia, principalmente diante da inflação", ressaltou. 


A expectativa para os próximos dias se manteve em níveis que demonstram a esperança dos empresários. 40,4% esperam que a economia melhore pouco mais, 46,4% acreditam que o setor do comércio melhorará muito e 56,6% tem a perspectiva de que a sua empresa melhorará muito. 


Dos entrevistados, grande maioria (53%) respondeu que aumentou pouco o número de colaboradores nesse mês. 49,2% investiram um pouco mais no seu negócio e 63,4% consideram que seu estoque está adequado para o volume de vendas. 


(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio TO)