11:33, 10 mar 2014
Migradas

Confiança dos empresários cai novamente em fevereiro

Apesar de pequeno o decréscimo ocorrido no índice geral, a pesquisa que mede a confiança dos empresários de Palmas (ICEC) mostrou uma queda de 1,9 pontos no mês de fevereiro, uma variação mensal de 1,5%. O índice geral ficou em 123,6 pontos que ainda é considerado favorável, pois está acima da zona que causaria preocupação, abaixo dos 100 pontos. O levantamento é realizado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

Para o presidente da Fecomércio, Hugo de Carvalho, esse dado reflete a instabilidade da economia no país. "Com o início desse ano, muitos empresários ainda estão inseguros e esse sentimento acaba afetando o resultado final do índice da pesquisa. Apesar disso, a expectativa futura dos empresários mostra que eles estão confiantes em uma mudança", ressaltou.

Quando questionados sobre a economia do país, 33,9% dos entrevistados disseram que em sua opinião a economia piorou pouco e 31,3% que melhorou pouco. Sobre a expectativa para os próximos meses, a maioria acredita que melhorará, cerca de 86% dos entrevistados (46% acreditam que melhorará muito e 40% que melhorará pouco). Já questionados sobre o setor, 38,4% disseram que melhorou pouco e esperam que melhore muito (51,2%) e melhore pouco (39,4%).

Sobre a sua empresa, a maioria das pessoas entrevistadas afirmaram que a melhoria foi pouca (42,4%) e 55% responderam que a expectativa é que melhore muito. 62,6% dos empresários disseram que irão aumentar pouco o número de colaboradores em suas empresas e 50,4% farão um investimento um pouco maior . O estoque, como de costume na pesquisa mensal, é considerado pelos empresários adequado.

(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)