16:36, 21 ago 2015
Migradas

Comitiva de Taiwan visita a Fecomércio Tocantins

Notícia

Uma comitiva de representantes da Embaixada de Taiwan no Brasil, composta pelo embaixador do Escritório Econômico e Cultural de Taipei, capital, Issac Meng Hung Tsai, do diretor econômico, Ricardo Ming Sung Hsu e do diretor cultural, Carlos Jenq Renn Ying, esteve na manhã desta sexta-feira, 21, visitando a Fecomércio Tocantins.

Participaram da recepção, o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, o senador Donizeti Nogueira, o Subsecretário da Secretaria de Representação do Estado do Tocantins em Brasília (DF), Paulo Martorelli, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Pedro Ferreira, o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, e o diretor técnico do Sebrae, Higino Pitti. Além da diretora executiva da Fecomércio, Alexandra Bramatti, e dos diretores regionais do Sesc e Senac, Marco Antonio Monteiro e Lunáh Brito.

Na ocasião, o Sistema Fecomércio Tocantins apresentou um panorama do setor de comércio e turismo no Estado e um video institucional das quatro casas que compõem o Sistema: a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio. O presidente Itelvino Pisoni agradeceu a visita da comitiva taiwanesa e colocou o Sistema Fecomércio Tocantins à disposição. "Essa visita representa oportunidades concretas de negócios futuros com este país da Ásia, por isso estamos abertos e dispostos a fecharmos parcerias, com o intuito de proporcionar melhorias e impulsionar o setor do comércio e turismo no Estado", afirmou Pisoni.

Considerado um dos "tigres asiáticos", ou seja, países da Ásia com crescimento econômico acelerado - com uma forte produção de eletrônicos utilizando tecnologia de ponta - Taiwan busca estreitar parcerias comerciais com o Tocantins. Segundo o Embaixador, o Brasil é hoje o maior parceiro comercial do país asiático dentro da América Latina. O Embaixador destacou ainda em sua fala que, Taiwan por ser uma ilha, possui poucos recursos naturais e por isso, teve que investir muito em recursos humanos, tendo como primeiro fator de investimento no país, a educação. "Por termos um mercado pequeno, temos uma política econômica de exportação de produtos. No ano passado, Taiwan exportou mais ou menos 320 bilhões de dólares americanos e importamos mais de 880 bilhões de dólares americanos.

Já o diretor econômico, Ricardo Ming Sung Hsu, depois de apresentar um vídeo sobre o seu país, destacou que Taiwan necessita de matéria-prima, a exemplo de alimentos, produto que o Tocantins tem em muita quantidade, devido à grande produção do Estado.

A visita, de caráter técnico, aconteceu na sede da Fecomércio Tocantins, na Capital, às 9 horas. A comitiva participou ontem, dia 20, de um encontro com o Governador Marcelo Miranda e equipe.

(Ronaldo Coelho - Ascom Fecomércio Tocantins)