Comércio brasileiro inicia 2014 em alta
O ano de 2014 começou bem para o comércio brasileiro. A atividade varejista expandiu 1,7% em janeiro, em comparação a dezembro do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Em relação a janeiro de 2013, o movimento de consumidores foi ainda mais expressivo: houve alta de 5,9%.
Os segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática foram os que mais impulsionaram a atividade, com crescimento de 7,4%. O de combustíveis e lubrificantes cresceu 4,2%, impulsionado pelas férias de início de ano. Já o segmentos de material de construção (1,7%) foi beneficiado pela onde de clima quente e seco neste verão. Veículos, motos e peças subiram 1,6%, e tecidos, vestuário, calçados e acessórios cresceram 1,1%. Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas acusou queda no seu movimento em janeiro de 2014 (recuo de 0,3% ante dezembro de 2013), embora tenha crescido 7,4% em relação a janeiro de 2013.
As liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo, atraindo os consumidores para as concessionárias com a nova tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ajudaram a impulsionar a atividade varejista neste início de ano.
(Fonte: IG)