10:15, 26 out 2016
Conselho de Turismo

​Cetur volta a debater sobre situação do Jalapão

Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 24, o Conselho Empresarial de Turismo – Cetur voltou a discutir sobre os problemas enfrentados pela região do Jalapão. Apesar do aumento crescente no número de visitantes, como divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins (Seden), a situação estrutural ainda é precária.

De acordo com a Seden, por meio da Gerência de Pesquisa da Diretoria de Planejamento e Projetos Estratégicos, o fluxo de turistas aumentou consideravelmente nos últimos meses. Somente nas Dunas, o crescimento percebido foi de 39%. “A região recebe muitos visitantes, mas os pontos turísticos estão sem estrutura, não há fiscalização ambiental e o ecossistema é frágil”, comentou Nilton Roverssi, empresário do setor de hospedagem.

A maioria dos atrativos do Jalapão está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. São 34 mil km² de paisagem árida, cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis.

Reunião

Durante a reunião, também foi apresentado o seminário “Sudeste do Tocantins – Mostra a sua cara”, que será realizado nos dias 27 e 28 de outubro, no auditório da OAB. O superintendente do Sebrae Omar Hennemann reiterou que “esta será a oportunidade de falarmos com gestores e comunidade sobre o desenvolvimento e atrativos da região”.

Além desses assuntos, os membros do Cetur trataram sobre a captação de eventos e a situação da economia. “O Turismo se movimenta com a produção de eventos e só vamos conseguir demandas se houver fomento”, comentou o coordenador técnico do Cetur, Antônio Malan.

Sobre o momento de crise econômica, que ainda vigora nos setores de comércio, serviços e turismo, o vice-presidente do conselho, José Ernesto Betelli, sintetizou:“É preciso pensar em alternativas para enfrentar as dificuldades que afetam os empresários do trade turístico”.

Cetur

O Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) é um órgão ligado à Fecomércio Tocantins que tem caráter consultivo e propositivo. O intuito deste conselho é fomentar e desenvolver o setor de Turismo no Estado, por meio de ações e projetos desenvolvidos em conjunto por todas as esferas, pública e privada.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins, com informações de http://seden.to.gov.br/noticia/2016/10/24/movimentacao-de-turistas-no-jalapao-cresce-39-no-ultimo-ano/)

Serviço: Assessoria de Comunicação FECOMÉRCIO Tocantins - Fone: (63) 3228 1900. Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Facebook: www.facebook.com/FECOMERCIOTO | Twitter: @FECOMERCIOTO. Acesse www.fecomercioto.com.br.