15:59, 19 fev 2019

​Carnaval movimenta receita e emprego nos setores do comércio e serviços

Depois de três anos em queda, as atividades típicas do turismo durante o Carnaval poderão crescer 2% em relação ao ano passado. Isso é o que estima a CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Segundo a previsão, para este ano, o impacto financeiro da festividade será de R$ 6,78 bilhões para o setor de serviços.

Deste valor, cerca de R$ 4,1 bilhões deverá ficar a cargo de empresas como bares e restaurantes, focadas na alimentação fora de casa. Outras áreas que poderão render mais neste período são: transporte rodoviário (R$ 859,3 milhões) e hotéis e pousadas (R$ 774,3 milhões).

Já em relação ao emprego, a expectativa é que sejam contratados 23,6 mil colaboradores temporários entre os meses que antecedem o Carnaval, o que representa 23,4% a mais do que foi realizado no mesmo período do ano passado. Mais uma vez, as empresas ligadas à alimentação fora de casa devem ser as responsáveis pela maior parte desses contratados, com 18,4 mil novos funcionários, ou seja, 78% do montante.

Os números se referem ao Brasil e, entre as principais causas dessa melhora significativa, estão a inflação mais baixa e o dólar mais caro, motivando o brasileiro a circular pelo país ao invés de realizar uma viagem internacional.

Acesse a análise completa da Divisão Econômica da CNC.

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da CNC)

Imagem: http://www.reporter-am.com.br