17:00, 20 set 2022
Geral

​Candidatos ao Governo do Tocantins recebem propostas de empresários

Notícia

A Agenda Institucional do Sistema Fecomércio Tocantins contou com o apoio de outras entidades representativas e recebeu os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas.

No intuito de construir uma agenda participativa entre o setor terciário e os candidatos ao Governo do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), em conjunto com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), realizou a Agenda Institucional do Sistema Comércio Tocantins nos dias 19 e 20 de setembro. O evento foi realizado no auditório do Edifício Fecomércio, em Palmas.

No total, foram elencadas 17 propostas visando a desburocratização da máquina pública, o fomento e o fortalecimento do setor terciário. Além disso, o Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio (Cetur) também realizou a entrega de propostas de políticas públicas voltadas ao setor de Turismo, que fazem parte do programa Vai Turismo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo (CNC).

Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, os encontros com os candidatos e a entrega das reivindicações da classe empresarial são de extrema importância. “Nós participamos da Agenda Institucional da CNC em Brasília e vimos a necessidade de um encontro desse a nível estadual. Esperamos que os documentos entregues sejam avaliados e considerados no plano de governo. Esse momento de interação com candidatos é fundamental para ouvirmos as propostas, para que futuramente possamos contribuir e cobrar por melhorias ao setor, gerando um ambiente de negócios mais favorável”, explicou.

Agenda Institucional

No primeiro dia foram recebidos os candidatos Irajá (PSD) e Ronaldo Dimas (PL). Em sua fala, o candidato Irajá defendeu o Sistema S, ressaltando que as instituições que o compõe mudam a vida de milhões de brasileiros, principalmente dos tocantinenses. Além disso, o candidato firmou o compromisso de reduzir a carga tributária, como o ICMS, de 18% para 7%. “Uma das propostas para o meu governo é menos imposto e mais emprego, reduzindo o ICMS e incentivando o ensino profissionalizante no ensino médio”, declarou.

Durante a tarde, o candidato Ronaldo Dimas também recebeu as demandas dos empresários e do setor de turismo. O candidato afirmou que um dos eixos do seu plano de governo é tornar o Estado um incentivador de parcerias e do empreendedorismo. Em sua fala, Dimas também apoiou a proposta de desburocratização da máquina pública, bem como a parceria com as instituições do Sistema S de qualificação e educação profissional para a preparação da população ao mercado de trabalho.

Já no segundo dia, 20 de setembro, o candidato Wanderlei Barbosa (Republicanos) participou pela manhã da agenda. O candidato e atual governador classificou as propostas apresentadas pelo setor terciário como relevantes para incentivar a competitividade e reforçou o diálogo com os segmentos da indústria e do comércio. “Esse encontro mostra a importância do setor do comércio e estamos abertos a discutir as propostas apresentadas”, ressaltou. O candidato também afirmou que a sua gestão não aumentará impostos e taxas.

O candidato Paulo Mourão (PT) não pode participar do evento e uma nova data será agendada. A Agenda Institucional do Sistema Comércio Tocantins foi uma realização da Fecomércio e Faciet, com apoio do Sebrae, FCDL Tocantins, Atos, Adat, Acomac e Ajee. Participaram do momento, as entidades representativas, os empresários dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, autoridades locais e colaboradores do comércio e do Sistema Fecomércio Tocantins.


Fique por dentro de todas as novidades da Fecomércio Tocantins, acesse:

www.fecomercioto.com.br

Twitter: @fecomercioto

Facebook: www.facebook.com/fecomercioto

Instagram: @fecomercioto

Youtube: FecomercioTO

LinkedIn: fecomérciotocantins

Serviço: Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins

Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte.