Agosto registra leve aumento na intenção de consumo
Apesar das quedas registradas nos últimos meses, agosto revelou um leve aumento de 0,7 pontos no índice da pesquisa que mediu a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), se comparado ao mês de julho. Porém, se contraposto ao mesmo período do ano passado, a ICF apresentou queda de 12,7 pontos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, essa elevação é positiva, mas ainda não representa muita mudança para o comércio. “Os consumidores continuam cautelosos no momento da compra, pois a confiança está sendo retomada de forma branda e lenta”, comentou.
Para a capital tocantinense, os números do mercado de trabalho também foram mais positivos. Cerca de 65% das famílias se sentem mais seguras em relação ao emprego e 46,5% afirmaram que a renda deste ano está melhor que a do ano passado. Porém, 47% não têm perspectiva de melhora profissional para o próximo semestre.
Apesar da confiança sobre emprego e renda, os palmenses estão mais atentos em relação ao consumo. A pesquisa revelou que 74,5% das famílias da capital estão comprando menos atualmente, quando comparado ao mesmo período de 2015. E 55,7% dos entrevistados afirmaram que a perspectiva de consumo para o segundo semestre de 2016, em comparação ao do ano passado, será menor.
ICF
A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) foi aplicada em 500 famílias nos últimos dez dias de julho. Realizada mensalmente pela CNC e Fecomércio Tocantins, o levantamento é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família.
(Ana Caroline Ribeiro, com colaboração de Camila Takahashi – Ascom Fecomércio Tocantins).