15:44, 5 mai 2017
Eventos

​Fórum da Amazônia Legal ganha novo nome

Notícia

Encerrou nesta sexta-feira, dia 5, a 25ª edição do Fórum da Amazônia Legal, realizada em Palmas. Composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, agora, Minas Gerais, o encontro passa a chamar-se Fórum de Presidentes, Superintendentes do Comércio, Diretores Regionais do Sesc e Senac do Brasil.

A nova nomenclatura foi anunciada pelo presidente da Fecomércio Amazonas e coordenador geral do Fórum, José Roberto Tadros, durante seus agradecimentos. Ao final do evento, Tadros reforçou o objetivo das reuniões que compõem o encontro: "Com mais estados participantes, queremos otimizar a qualidade da mão de obra do trabalhador brasileiro, por meio do Sesc e Senac e defender essas instituições, cujas ações benéficas perduram por tantos anos".

Nesta edição, participaram cerca de 90 representantes de Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Sesc, Senac e assessores jurídicos de 13 estados que, durante dois dias, debateram sobre a economia da região e apresentaram as melhores práticas utilizadas em cada regional.

Ao final do evento, o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins e anfitrião, Itelvino Pisoni, agradeceu a participação de todos. “Ficamos honrados em receber cada de um vocês em nosso estado e esperamos que nossas discussões, que foram muito proveitosas, rendam bons resultados para todos os regionais”, afirmou.

O Fórum é um evento de caráter permanente, realizado semestralmente com a intenção de fomentar a economia e o comércio nos estados que compõem a Amazônia Legal. A próxima edição será no estado do Amapá, no mês de outubro deste ano.

Programação

Na abertura oficial do evento, realizada no dia 4 de maio, o grupo de percussão Tambores do Tocantins fez uma apresentação que atraiu a atenção dos participantes, relembrando a cultura tanto do estado do Tocantins quanto da região.

A programação seguiu com uma apresentação do presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, sobre o trabalho desenvolvido pelo Cetur, e com as reuniões dos presidentes, superintendentes, diretores de Sesc e Senac e dos assessores jurídicos.

À noite, os integrantes do Fórum, autoridades e convidados participaram do jantar em comemoração aos 25 anos da Fecomércio Tocantins, no salão de festas Crystal Hall. A cerimônia foi marcada pela condecoração dos presidentes Eliezir Viterbino da Silva (AP), Hermes Martins da Cunha (MT) e Ademir dos Santos (RR), que receberam a Comenda Ordem do Mérito Comercial da Amazônia.

Além deles, também foram homenageados o presidente Itelvino Pisoni e os ex-presidentes da Fecomércio Tocantins Hugo de Carvalho e Angelo Agnolin, os presidentes de Sindicatos Domingos Tavares de Sousa (Sindifarma), Valdemir de Sá (Sindimáquinas), Maria Lúcia Dorta Pompeu (Sindhorbs), Anselmo José Martins da Silva Filho (Sicomov), Rubens Pereira da Luz (Sicovame), Vicente de Paulo Ribeiro (Sincopeças), Romeu Capra (Sirecom), ex-presidentes de Sindicatos Idemar Ferreira e Juarez Barros dos Santos, e membros da Fecomércio in memorian, Niltto César Dias, Anselmo da Silva Moraes e Marcondes Joel Gonçalves Bastos, representados por familiares. As homenagens foram entregues como forma de reconhecimento pelos serviços prestados e dedicação à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins.