14:29, 9 out 2019
Geral

Dia das Crianças: CNC projeta maior alta de vendas em seis anos

Notícia

Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que as vendas referentes ao Dia das Crianças deverão ter crescimento de 4,4% em relação a 2018, alcançando o terceiro ano consecutivo de alta, já descontada a inflação. A data, a terceira mais importante do calendário do varejo nacional, atrás do Natal e Dia das Mães, deve movimentar R$ 7,8 bilhões em 2019.

Entre os itens mais procurados, brinquedos e eletroeletrônicos deverão apresentar o melhor desempenho nas vendas no Dia das Crianças, com alta esperada de 8,2%. As peças de vestuário e calçados aparecem na segunda colocação (4,5%), seguidas por produtos adquiridos em hiper e supermercados (3,5%). As livrarias e papelarias, que têm perdido espaço no varejo nos últimos anos, deverão faturar menos 4,1% com a data este ano.

“Medidas de estímulo à economia, como a liberação de saques no FGTS e PIS/Pasep, além dos juros básicos em novo piso histórico, tendem a favorecer as datas do varejo nesta segunda metade de ano”, destaca Fabio Bentes, economista da CNC.

O primeiro semestre de 2019 foi marcado pela dificuldade do setor em acelerar o ritmo das vendas - do ponto de vista das datas comemorativas. Para Bentes, “o resgate parcial do nível de atividade no varejo no Dia das Crianças é resultado da combinação entre inflação baixa, parcelamentos mais longos e disponibilização de recursos extraordinários para o consumo”.

Segundo a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso, este aumento deverá ser sentido também no estado. “É importante ficar atento na intenção de consumo das famílias que vêm tendo um crescimento significativo nesse segundo semestre de 2019 e se preparar para receber esse público nos próximos meses. No geral, já existe a previsão de aumento nas vendas em datas comemorativas então, ter uma estratégia para atrair esse cliente é essencial”.

Preços

Dos 11 itens avaliados pela pesquisa nacional, cinco estão mais baratos do que há um ano: roupas infantis (-4,0%), tênis (-3,0%), chocolates (-1,4%), bicicletas (-0,8%) e brinquedos em geral (-0,5%). Por outro lado, livros (+26,8%) e entradas de cinema (+14,3%) apresentam variações de preços acima da média.

A assessora econômica da Fecomércio alerta “o consumidor deve fazer uma pesquisa de preços antes de comprar, pois alguns itens têm variações de preços tanto positiva quanto negativa nesse período e lembrando, sempre é importante verificar qual a melhor forma de pagamento para não comprometer mais do que se deve do seu orçamento familiar”.

(com dados da Ascom/CNC)