11:59, 31 mar 2017
Conselho de Turismo

​Cetur planeja ações para fomento do turismo no Tocantins

Os membros efetivos do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins – Cetur se reuniram para tratar de assuntos referentes ao trade turístico nesta quinta-feira, dia 30. Entre os temas, foi apresentado Projeto de Fomento ao Turismo Interno.

O projeto foi incitado e norteado pelo projeto "Viaja Brasil", desenvolvido pelo Ministério do Turismo, visando o incentivo do fluxo turístico interno, com a pretensão de oportunizar a visitação e o entretenimento dos tocantinenses nos atrativos turísticos.

O objetivo do projeto é fomentar o preenchimento da lacuna de demanda turística ocasionada pela sazonalidade. Durante a apresentação, o coordenador técnico do Cetur, Antonio Malan, destacou que as ações precisam atender também os moradores locais. “Só é bom para o turista se for bom para o residente”, afirmou.

Na ocasião, o presidente do Cetur e do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, comentou sobre uma visita feita à Assembleia Legislativa. “Estivemos com a deputada Luana Ribeiro para tratar de possíveis parcerias e falamos sobre segurança, mudanças políticas e o impacto disso para o turismo”, informou.

Nesta visita, foi sinalizada a possibilidade de realizar um seminário voltado para o turismo e envolver o Sistema S, empresas de turismo receptivo, entes públicos municipais e governo do Estado.

Os presentes trataram, ainda, sobre o projeto Cantos do Tocantins, do cantor Genésio Tocantins, da nova gestão da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Tocantins e Ajee – Associação de Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins e sobre o evento Word Travel Market, apresentado por James Possap, superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins.

Jalapão

A reforma da estrada na região do Jalapão voltou à pauta do Cetur. De acordo com a Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, houve melhorias no local. “A parceria com a Fecomércio e com o Cetur trouxe um peso para os temas que nos atingiam. A melhoria dos acessos para o Jalapão é resultado da mobilização dos interessados e dos parceiros também”, explicou o representante da ATTR, Nilton Roverssi.

Para ficar informado sobre as ações do Cetur, acesse www.fecomercioto.com.br ou entre em contato por meio do telefone (63) 3228-1900.

(Ana Caroline Ribeiro e Camila Takahashi – Ascom Fecomércio TO).