09:21, 30 nov 2017
Representatividade

​Tocantins ganha Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora

Com o intuito de descentralizar as ações em prol das exportações brasileiras, o Tocantins conta agora com um Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). A Fecomércio Tocantins participou da reunião de implantação do comitê, que aconteceu na terça-feira, dia 28, na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

O comitê vai funcionar como órgão consultivo e deliberativo constituído por representantes de entidades públicas e privadas, e tem como objetivo fortalecer a governança local no sentido de possibilitar o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação das ações constantes no PNCE no âmbito estadual de forma conjunta, em consonância e interlocução estadual junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Fazem parte do Comitê representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET); Banco do Brasil; Receita Federal; Superintendência do Tocantins da INFRAERO; Superintendência do Tocantins dos Correios.

A reunião contou com a participação do coordenador-geral de Programas de Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Victor Maselli, que afirmou que as exportações podem se constituir em uma alternativa importante para a sobrevivência dos empreendimentos. Maselli explicou, ainda, que o Plano é composto por cinco etapas: sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e negociação comercial.

Para o assessor legislativo e de controladoria do Sistema Fecomércio Tocantins, Osmar Defante, o PNCE “pretende fazer com que as empresas caminhem ao longo da trilha, saindo de estágios preliminares para estágios mais avançados da maturidade, para finalmente exportar seus produtos, de modo a ingressar no universo do comércio exterior”.

Para mais informações sobre o assunto, acesse http://seden.to.gov.br/noticia/2017/11/29/comite-gestor-do-plano-nacional-da-cultura-exportadora-e-criado-no-tocantins/

Foto: Adilvan Nogueira