17:50, 1 fev 2018
Representatividade

Presidente da Fecomércio realiza visita ao governador Marcelo Miranda

Como representantes dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo no estado, o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, que representava também os demais Sindicatos Patronais do Comércio filiados à instituição, realizou nesta tarde, 1 de fevereiro, uma visita ao governador Marcelo Miranda. O encontro tinha como pauta a apresentação da previsão econômica para este ano, além de demonstrar ao executivo os entraves ainda enfrentados pelo setor, dentre eles, a diminuição do desconto no diferencial de alíquota do ICMS previsto para este ano.

Durante a visita, o presidente Itelvino Pisoni ressaltou a relevância da instituição para o desenvolvimento do estado e também a importante parcela composta pelo comércio na arrecadação estadual. Além disso, o governador Marcelo Miranda destacou pontos importantes para uma mudança na situação econômica, a exemplo da Reforma Previdenciária, revisão orçamentária e outros.

Sobre a questão tributária, o representante da Fecomércio Tocantins e Sindicatos Patronais solicitou mais uma vez ao Governo Estadual a manutenção do desconto de 75% no diferencial de alíquota de ICMS pago pelas empresas enquadradas no Simples Nacional para produtos com origem em outros estados. Segundo Pisoni, este desconto implica em dificuldades para o pequeno empresário. “As empresas enquadradas no Simples irão sentir o impacto negativo do aumento desta tributação. Vários empresários entram em contato e pedem para que não diminua este desconto. No estado são cerca de 19 mil empresas e, no final, o valor arrecadado com a diminuição de 75% para 50% será irrisório perto da arrecadação global do estado, mas para as empresas é uma quantia significativa ”, afirmou.

O governador solicitou que seja feito um estudo mais abrangente sobre esses reais impactos tanto para os empresários quanto para o Estado e disse estar aberto ao diálogo, aguardando assim para uma decisão definitiva sobre o assunto. “O setor empresarial tem uma grande importância para o crescimento da nossa economia e estamos sempre dispostos a discutir as demandas que o fortaleçam”, reforçou Marcelo Miranda.

Ao final, o presidente da Fecomércio ainda adiantou ao governador a notícia da construção de duas novas unidades do Sistema Fecomércio no Tocantins, sendo essas divididas entre Palmas e Gurupi, e a ampliação da unidade de Porto Nacional. As obras que tem previsão de início ainda neste ano, trarão consigo a geração de empregos e renda, auxiliando assim o fomento à economia local.

(Camila Takahashi – Ascom Fecomércio Tocantins)