14:58, 7 ago 2020
Geral

Pesquisas revelam que cenário econômico da capital ainda não é favorável

Notícia

No mês de julho, as pesquisas realizadas mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins mostraram que o cenário econômico ainda inspira preocupação para o setor na mais nova capital do país. Foram realizadas pesquisas que mediram a intenção de consumo das famílias, o nível do endividamento e inadimplência e a confiança do empresário do comércio.

Sobre o consumo, não poderíamos esperar um resultado senão negativo como aconteceu a nível nacional. No mês de julho foi registrado o índice geral de 84,7, uma queda de 2,6 pontos se comparado ao mês anterior e de 10,9 pontos quando comparado a julho de 2019. Em Palmas, o índice vem caindo desde fevereiro. As maiores variações negativas foram nos itens: momento para aquisição de bens duráveis (-8,6%), perspectiva de consumo (-7,8%) e renda atual (-6,4%). Do total de entrevistados, 73,9% disseram que o acesso ao crédito está mais difícil.

Já a pesquisa que mede o endividamento e a inadimplência o resultado, apesar de queda, pode ser positivo já que as pessoas estão menos endividadas. 69,7% dos entrevistados disseram estar endividados, um decréscimo de 1,5% com relação a junho. 14,7% estão inadimplentes e 0,3% não terão condições de quitar suas dívidas. O ranking das principais dívidas continua o mesmo, em primeiro lugar o cartão de crédito, líder absoluto com 80%, seguido de financiamento de carro (26,3%) e carnês (21%).

Por fim, dados positivos com relação a confiança dos empresários do comércio. No mês de julho houve uma variação positiva de 11,6%, porém o índice geral de 77,2 pontos ainda está fora da zona favorável que seria de 100 pontos. Desmembrando a pesquisa, novos dados positivos surgem com leve variação negativa (-3,6%) das condições atuais e as expectativas dos empresários que registraram variação positiva mensal (29,5%). Dentre os empresários entrevistados, 57,5% disseram estar com seu estoque em nível adequado para o período.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, o cenário tem melhorado aos poucos. “Nós esperamos que essa retomada econômica seja breve e cada vez mais intensa, porém precisamos esperar para ver como também se comportará a pandemia. Mas de modo geral os resultados são de certa forma positivos tendo em vista que nos meses anteriores as variações eram negativas e ainda maiores”, ressaltou o presidente.