15:23, 1 ago 2017
Geral

​Período de adaptação das empresas para sistema eSocial começa nesta terça

Notícia

A partir desta terça-feira, dia 1º de agosto, as empresas poderão regularizar os ajustes de seus sistemas junto ao eSocial, que passa a ser obrigatório em janeiro de 2018 para empreendimentos com faturamento superior a R$ 78 milhões e, em julho do próximo ano, para as demais. O acesso é autorizado pela Resolução do Comitê Gestor do eSocial de 21 de junho de 2017.

Até 31 de julho, o acesso foi disponibilizado para as empresas de Tecnologia de Informação (TI) que puderam testar o sistema, cujo objetivo é facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. O eSocial é um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal.

Com o uso do eSocial, as empresas terão em uma só declaração informações referentes às relações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Segundo o Comitê Gestor, essa fase de teste é uma oportunidade única para que as empresas possam aperfeiçoar e validar os seus sistemas antes do início da obrigatoriedade oficial do uso do eSocial no ano que vem.

Para auxiliar os profissionais das empresas no ambiente de testes, existe um Manual para Desenvolvedores disponível no link: https://goo.gl/N6eHFX.

Para mais informações, acesse: http://portal.esocial.gov.br/noticias/esocial-libera-ambiente-de-testes-para-empresas

Ascom Fecomércio Tocantins, com informações de Portal eSocial.