09:07, 12 mai 2017
Representatividade

​Nova fase do Renalegis proporciona encontros entre assessores legislativos

Com o objetivo de padronizar a ação parlamentar, o Sistema Renalegis - Rede Nacional de Assessores Legislativos está passando por um novo estágio de seu desenvolvimento. Este ano, até julho, os assessores legislativos das Federações do Comércio se reunirão para uma capacitação integrada que, entre outros benefícios, padronizará as metodologias de trabalho a serem aplicadas.

O Tocantins participa do próximo encontro, em junho. “Acreditamos que será o momento de unir os assessores legislativos junto aos parlamentares estaduais e federais, a fim de se criar estratégias e parcerias com os sindicatos”, explicou o assessor legislativo e de controladoria da Fecomércio Tocantins, Osmar Defante.

Cada federação participa de dois encontros, dedicados à integração dos grupos, acompanhamento nas comissões e visitas aos gabinetes dos parlamentares da bancada correspondente. As reuniões vão possibilitar o compartilhamento de experiências e o registro das atividades em cada estado.

Esta fase do sistema trata do “Plano de Desenvolvimento da Renalegis 2017” e, além de padronizar a ação parlamentar, vai dinamizar a atuação junto aos parlamentares locais, aproximando ainda mais as assessorias legislativas das federações de suas respectivas bases sindicais quanto a assuntos legislativos, permitindo uma maior participação dessas entidades na defesa dos interesses do Sistema Comércio.

Renalegis

A Renalegis é uma ferramenta criada para consolidar uma rede colaborativa de relacionamentos, de forma compartilhada e democrática, além de conter informações e serviços, notadamente voltados para as proposições legislativas em todo o País. O objetivo é unificar o conhecimento coletivo e implementar ações integradas que visem beneficiar o setor terciário.

(Ana Caroline Ribeiro - Ascom Fecomércio Tocantins)