15:40, 21 fev 2018
Representatividade

​Federações e sindicatos já acompanham projetos de leis que podem impactar o comércio pela internet

Com o objetivo de acompanhar as proposições legislativas em todo o país, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo desenvolveu a Rede Nacional de Assessorias Legislativas. No Tocantins, a Renalegis está em pleno funcionamento, possibilitando o acesso dos sindicatos e federações aos projetos de leis ainda em discussão.

“Sabemos que as mudanças no acompanhamento das rotinas legislativas acontecerão gradualmente, mas já avançamos muito, principalmente na esfera estadual. Já percebemos também resultados no âmbito nacional, pois o acompanhamento da equipe da CNC na esfera federal proporciona um impacto maior e com mais rapidez”, explica o assessor de controladoria e legislativo da Fecomércio Tocantins, Osmar Defante.

“A ideia é aproximar as federações, de modo geral, aos parlamentares e dar a possibilidade de realizamos uma análise econômica, no ponto de vista dos setores que representamos, sobre as leis que podem impactar o comércio”, comentou o presidente interino da Federação, Domingos Tavares.

Como funciona

A Renalegis é uma ferramenta digital que funciona como uma rede colaborativa de relacionamentos, de forma compartilhada e democrática, além de conter informações e serviços, notadamente voltados para as proposições legislativas no Brasil. O objetivo é unificar o conhecimento coletivo e implementar ações integradas que visem beneficiar o setor terciário.

A ideia é ampliar as ações do Sistema Comércio no Congresso, nas Câmaras Municipais e nas Assembleias Legislativas e contribuir com as políticas públicas e estratégias de ação que possam beneficiar as entidades participantes – sindicatos e federações.

No endereço http://renalegis.cnc.org.br é possível acompanhar matérias sobre os assuntos em discussão, porém algumas áreas são restritas.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)