15:39, 21 nov 2017
Representatividade

Federações do Comércio apresentam ferramentas que auxiliam na transparência legislativa

O acompanhamento de projetos de lei e ações parlamentares foi um dos destaques da 29º Reunião Ordinária da Rede Nacional de Assessorias Legislativas – Renalegis, no dia 13 de novembro. No encontro, a Fecomércio Tocantins foi representada pelo assessor legislativo Osmar Defante.

Na ocasião, foi apresentado o Observatório do Comércio. Desenvolvida pela Fecomércio cearense, a ferramenta facilita a busca por projetos em tramitação no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa do Ceará e na Câmara Municipal de Fortaleza. Por meio de pesquisa na página do Observatório, dentro do site da Fecomércio-CE, é possível obter informações e saber como votaram os parlamentares.

Ainda durante o evento, a federação de Santa Catarina apresentou a Agenda Política e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, um aplicativo desenvolvido para celular que mostra o acompanhamento da tramitação de projetos de interesse no Legislativo local.

“Esse trabalho de aproximar o universo legislativo ao empresariado é fundamental pois, assim, é possível acompanhar as proposições que interessam o empresário e dar maior publicidade aos projetos de lei relevantes para o comércio”, explicou Defante.

Palestras

A reunião também contou com as palestras Reforma Previdenciária, ministrada pelo deputado federal Darcísio Perondi (RS); e Reforma Trabalhista, com a chefe da Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Patrícia Duque.

O evento reuniu representantes de 25 federações e outras entidades do Sistema Comércio. Confira mais informações sobre o evento no link: http://cnc.org.br/noticias/acoes-institucionais/dialogo-e-negociacao-sao-focos-da-nova-legislacao-trabalhista

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da CNC)

Foto: Ascom CNC