08:41, 19 dez 2019

Fecomércio cobra manutenção no desconto de ICMS complementar

Na tarde desta quarta-feira, 18, ocorreu na Acipa uma reunião entre empresários e o vice-governador, Wanderlei Barbosa, onde foram expostos alguns gargalos dos setores de comércio e serviços, sobretudo relacionados ao cenário econômico de 2020. Na oportunidade, as entidades solicitaram algumas alterações nas legislações que versam sobre tributação, dentre elas a extinção total ou a manutenção do desconto do diferencial de alíquota do ICMS para empresas enquadradas no Simples.

A Fecomércio e os Sindicatos Patronais filiados foram representados pelo presidente da entidade, Sr. Itelvino Pisoni, que se diz contrário a um desconto de 50%. “Caso o governo não nos ouça, o impacto será muito grande, não somente para os empresários, mas para os consumidores. Hoje temos um desconto de 75% e já é difícil para o empresário manter o negócio de pé, imagina se a tributação for para 50%” afirmou.

Ele ainda ressalta que para o Governo o impacto é relativamente baixo já que empresas enquadradas neste nicho alcançam em sua totalidade aproximadamente 20 mil empresas. “A economia é um ciclo, caso não haja consumo, as empresas tendem a contratar e comprar menos, gerando menos impostos e circulação de dinheiro. Isso traz uma estagnação para a economia de modo geral. Por isso pedimos ao Vice Wanderley e ao Governador Mauro Carlesse que repensem essa medida. Sempre tivemos o apoio e o governo esteve aberto ao diálogo. Acreditamos que dessa vez não será diferente”, disse o presidente.

Na reunião estiveram presentes diversos representantes de entidades de classe, além de líderes empresariais. Na oportunidade o vice-governador, Wanderlei Barbosa, disse que irá encaminhar o pedido ao Governador e que em breve irá responder os documentos protocolados.

(Ascom Fecomércio Tocantins)