08:52, 28 set 2016

​Fecomércio comemora Dia Mundial do Turismo e destaca belezas do Tocantins

Com atrativos para diversos gostos, o Tocantins atrai cada vez mais visitantes brasileiros e estrangeiros. Com dunas, rios, cachoeiras e serras, o Estado consegue satisfazer os turistas que procuram aventura e contato com a natureza, além de encantar com a diversidade gastronômica e cultural. No Dia Mundial do Turismo, comemorado na terça-feira, dia 27 de setembro, a Fecomércio Tocantins reforça o potencial turístico da região e o trabalho que tem desenvolvido junto ao trade, a fim de fortalecer o comércio e a economia.

A ação mais recente do Sistema Fecomércio Tocantins em prol do turismo da região é a criação do Conselho Empresarial de Turismo – Cetur, órgão que tem caráter consultivo e propositivo. Ele é composto por representantes de entidades que estão ligadas a toda rede que envolve o setor de turismo.

“O intuito deste conselho é fomentar, por meio de ações e projetos desenvolvidos em conjunto por todas as esferas, pública e privada, o trade turístico”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. Um dos projetos do Cetur é a criação do Calendário de Eventos, que vai ajudar a divulgar as principais ações turísticas do estado, além de ser uma fonte de informação sobre o setor.

Segundo a presidente do Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Tocantins – Sindhorbs, Maria Lúcia Dorta Pompeu, integrante do Cetur, as ações do conselho visam contribuir com o desenvolvimento do setor no estado. “Acreditamos no potencial do Tocantins, mas sabemos que há muito que investir para tornar nossos pontos turísticos ainda mais atrativos”, comentou.

Destinos

Para quem procura turismo de aventura e ecoturismo, o Tocantins é o destino certo. O Cantão, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, abriga rios, florestas e muitas riquezas naturais. Já o Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado, é caracterizado por ser uma área de transição entre o cerrado e a Amazônica.

Na Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo, conquista os que procuram pesca esportiva. No Jalapão, um dos pontos turísticos mais famosos do Estado, os destaques são suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

O polo turístico caracterizado pelas serras e o lago atraem os turistas para a jovem capital Palmas, lar de vários segmentos turísticos, incluindo negócios e eventos. E as Serras Gerais, que integram a maior cadeia de serras do Brasil e guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura.

(Ana Caroline Ribeiro, com informações de http://turismo.to.gov.br/)

Serviço: Assessoria de Comunicação FECOMÉRCIO Tocantins - Fone: (63) 3228 1900. Licença: Os textos podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Facebook: www.facebook.com/FECOMERCIOTO | Twitter: @FECOMERCIOTO. Acesse www.fecomercioto.com.br.