14:29, 26 set 2017
Conselho de Turismo

Fecomércio apoia realização da 11ª Primavera de Museus

O uso de símbolos culturais e religiosos como objeto de marketing foi o tema central da oficina “O folkmarketing na comunicação organizacional”, ministrada pelo professor doutor Severino Alves de Lucena Filho na programação da 11ª edição da Primavera de Museus. O evento conta com apoio da Fecomércio Tocantins por meio do Conselho Empresarial de Turismo – Cetur.

Tendo por base a Festa do Divino Espírito Santo, movimento cultural e religioso de destaque no Tocantins, Lucena Filho trouxe ao debate o questionamento: como as empresas podem utilizar os elementos simbólicos em uma visão comercial? “É importante lembrar que esses símbolos devem ser valorizados e respeitados. Mas, a visão que apresento em relação à festividade é mercadológica”, explica o professor.

A oficina foi promovida pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional Tocantins (Abrajet-TO), com apoio do Cetur e da Arquidiocese de Palmas e foi realizada no memorial Coluna Prestes. Ao final do evento, Lucena Filho apresentou o livro “Festa Junina em Portugal”, que baseia-se na análise e estudo da Festa Junina no Brasil e em Portugal, e suas interfaces culturais no contexto do folkmarketing.

11ª Primavera de Museus

A realização da 11ª Primavera dos Museus é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema deste ano “Museus e suas Memórias” tem por objetivo destacar a importância de se valorizar a memória institucional e sua repercussão nas diferentes perspectivas sociais.

O evento acontece em 417 cidades de 25 estados e Distrito Federal e conta com 2,5 mil atividades cadastradas. No Tocantins, além do Palacinho e do Memorial Coluna Preste outros museus do Estado terão uma programação especial.

Ascom Fecomércio TO (com informações do Governo do Estado do Tocantins)