09:36, 6 out 2017
Geral

​Endividamento do palmense apresenta queda em setembro

Notícia

Com variação mensal de 0,1% menor em setembro, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, revela que o total de endividados neste mês é de 68%, sendo que em agosto o número era de 68,1%.

Na comparação anual, o resultado de setembro é 2,8% menor. No mesmo período de 2016, o índice de endividamento era de 70,8%. Os tipos de dívidas entre os palmenses também estão estáveis: cartão de crédito foi apontado como a principal dívida por 72,7%, os carnês por 25,6% e o financiamento de automóveis por 23,4%.

A inadimplência apresentou uma leve queda de 0,3%. Em setembro, 15,3% dos palmenses declararam que possuem contas em atraso. Já em agosto, esse número era 15,6%. E 0,3% das famílias que não conseguirão quitar as contas em atraso.

A pesquisa mostrou, ainda, que o tempo médio de atraso das contas é de 52,6 dias. Os consumidores palmenses passam cerca de 8 meses comprometidos com dívidas e empenham 32,8% de sua renda com contas.

A pesquisa completa está disponível no site www.institutofecomercioto.com.br.

(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)