10:28, 18 mar 2019
Geral

Endividamento cai e inadimplência volta a subir em Palmas

Notícia

Os gráficos da PEIC - Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor inverteram em fevereiro, como consequência da queda no total de endividados participantes da análise, passando de 69,2% registrados em janeiro para 68,5%, em fevereiro; e no aumento no número de inadimplentes, indo de 10,4% para 11,1%.

“Apesar do aumento no percentual de pessoas com contas atrasadas, todos os entrevistados afirmaram que conseguirão quitar os atrasos no próximo mês, sendo que 32,8% farão isso integralmente e 64,5%, parcialmente”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com a Fecomércio Tocantins, a pesquisa ouviu cerca de 500 famílias em Palmas no final de janeiro. Na ocasião, 75,2% disseram que o cartão de crédito foi a principal dívida de fevereiro. Em segundo lugar, vêm os financiamentos de carro (24%) e os carnês (19,4%).

A PEIC aponta, ainda, as contas contraídas com cheques pré-datados, empréstimo pessoal, compra de imóvel e prestações de seguros na lista de principais dívidas. Assim, os consumidores assinalam mais de uma alternativa que, em sua visão, mais pesam no orçamento mensal.

Organização em planilha

Para manter as contas em dia, a dica mais recorrente é organizar as dívidas em planilha, listando todas as receitas e despesas. “É importante que o consumidor mantenha essa lista sempre visível. Com isso, consegue manter o equilíbrio financeiro e continuar consumindo de maneira eficiente”, recomenda Cappellesso.

“Essa planilha pode ser tanto em um caderninho, Excel ou aplicativo. O importante é manter atualizada”, explica a assessora. Neste link, é possível ler mais sobre o assunto e encontrar algumas opções de organização financeira: https://bit.ly/1wiV2hh

Para ter acesso aos demais dados da pesquisa, acesse o link e faça o download da PEIC de fevereiro: https://bit.ly/2FlZBUv.

(Ascom Fecomércio Tocantins)