14:39, 29 set 2017
Sindicatos

​Dia do Representante Comercial ganha destaque nas maiores cidades do Tocantins

Comemorado em 1º de outubro, o Dia Pan-Americano do Representante Comercial será lembrado em Palmas, Araguaína e Gurupi por meio de outdoors, instalados estrategicamente nas três maiores cidades tocantinenses. A ação é fruto de uma parceria entre o Sirecom – Sindicato dos Representantes Comerciais e a Fecomércio Tocantins.

Para o presidente do Sirecom e conselheiro da Fecomércio, Romeu Capra, a importância de se lembrar da data está no reconhecimento da classe. “A representação comercial é uma das mais antigas profissões e está ligada diretamente ao desenvolvimento da economia e do comércio”, explica Capra. Segundo o presidente, existem 5.500 profissionais da área no Tocantins.

O Dia Pan-Americano também será celebrado com um café da manhã, a ser realizado em outubro na sede do Sirecom/Core – Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Tocantins e com um jantar dançante em novembro.

História da Profissão

Por volta da década de 1950 os avanços da economia e do comércio no Brasil foram de grande importância com o primeiro plano de ação econômica no Brasil, o Plano de Metas que trouxe grande benefício para a indústria e comércio do país. Porém na década de 60 o processo de industrialização por substituição por importação entrou em crise pelo fato de que para continuar expandindo a indústria seria necessário passar a produzir aqui produtos que exigiam capitais e tecnologia que só poderiam ser fornecidos pelos países capitalistas avançados.

Nesse período, legislou-se sobre este ramo, em pleno Regime Militar, a Lei nº 4.886/65, responsável pela regulamentação da profissão. Regulamentação esta, aprovada através do Ministério da Indústria e Comércio, que constituindo Comissão constante de representantes da Confederação Nacional da Indústria e da Confederação Nacional do Comércio, apresentou projeto oficial, que, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, culminou com a Lei nº 4.886/65.

Fonte: Portal São Francisco (http://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-do-representante-comercial)

A legislação que regulamenta a profissão é a Lei 4.886/1965 disponível em: http://coretocantins.org.br/site/images/pdf/Lei-n-4886.pdf