08:53, 17 mai 2016
Conselho de Turismo

Conselho Empresarial de Turismo realiza sua segunda reunião

O Turismo é um importante setor para a economia de qualquer localidade. E a Fecomércio Tocantins como representante do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com a participação de algumas entidades relacionadas ao setor, vem debatendo alguns pontos e demandas por meio do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), que teve a sua segunda reunião na manhã do dia 16 de maio, às 10h, na sala de reuniões da Fecomércio. Dentre as instituições participantes estiveram representantes da Abrasel, Abbtur, Sebrae, Sesc e Abla.

Para o coordenador do Cetur e presidente da Abbtur/TO, Antônio Malan, o conselho vem ao encontro do que o setor precisa. “A função deste conselho é empresarial, a nossa missão com o Cetur é fomentar os negócios voltados ao Turismo. O Tocantins é cheio de potencialidades turísticas, mas possui muitas adversidades. Então o conselho deve aproveitar essas demandas e dificuldade para criar novas oportunidades, com base em nossa diversidade”, disse.

Já o vice-presidente do Cetur e presidente da Abrasel, José Ernesto Betelli, agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância desta iniciativa. “É minha primeira reunião e estou à disposição de todos para que o trabalho deste conselho possa realmente fortalecer e melhorar o trade de Turismo em nosso Estado. Gostaria de expor a importância deste conselho que conta hoje somente com entidades representativas da iniciativa privada. Nós empresários e representantes devemos buscar a efetividade deste conselho”, explicou.

O presidente do Cetur e da Fecomércio, Itelvino Pisoni, que acompanhou a reunião desta manhã falou sobre o planejamento e ações que devem ser implementadas. “O Cetur já existia, porém agora ele tomou forma com este organograma. O próximo passo é a indicação dos membros suplentes, a aprovação dos membros consultivos e posteriormente, o lançamento e posse dos membros do Cetur para que a sociedade e os empresários do setor conheçam os nossos objetivos e a missão”.

Conselho Empresarial de Turismo

O Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) é um órgão ligado à Fecomércio Tocantins que tem caráter consultivo e propositivo. O intuito deste conselho é fomentar e desenvolver o setor de Turismo no Estado, por meio de ações e projetos desenvolvidos em conjunto por todas as esferas, pública e privada. O Cetur é formado atualmente pelos conselhos: efetivo e consultivo. São membros efetivos do conselho as entidades: Fecomércio, Sindhorbs, Abav, Abih, Abrasel, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio, Fieto, Sebrae, Palmas Conventions & Visitors Bureau, , Abla, Abbtur e Ajee.

(Camila Takahashi - Ascom Fecomércio TO)