16:58, 7 abr 2016
Representatividade

Conselho Empresarial de Turismo realiza sua primeira reunião

Nesta manhã, 7 de abril, aconteceu na sala de reuniões da Fecomércio Tocantins, a primeira reunião do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur). A reunião foi um marco para a implementação deste novo conselho pertencente à Fecomércio. Diversas entidades representativas do Turismo estadual foram convidadas para conhecerem a proposta deste conselho que tem caráter propositivo e consultivo, além disso, os participantes foram ouvidos sobre algumas demandas já existentes.

A reunião foi aberta pelo presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, que deu boas-vindas e explicou sobre a implantação deste conselho e como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) atua neste setor. “O Conselho Empresarial de Turismo – Cetur foi criado pela CNC há mais de 60 anos e através dele vem desenvolvendo ações e buscando políticas públicas capazes de fortalecer o trade do Turismo. Deste modo, foi um pedido da CNC para que também implementássemos o conselho no Estado, tendo em vista o forte potencial turístico daqui”, explicou.

Após um vídeo e uma apresentação sobre o propósito do Conselho, o organograma composto de corpo executivo/técnico, conselho efetivo e conselho consultivo, foi apresentado para discussão.

Após deliberação, foi estabelecido com a concordância de todos os participantes que a presidência ficará com o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, e para a vice-presidência foi indicada a Abrasel, que é uma entidade também de representatividade nacional, porém a proposta ainda será encaminhada para o presidente da entidade, por sua diretora, Rosa Eufrásio, que estava representando-o. Já para a coordenação do conselho foi aceito por unanimidade, o turismólogo e advogado, Antônio Malan, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e profissionais do Turismo no Tocantins – ABBTUR.

A próxima reunião para a definição deste ponto e do organograma final está prevista para o dia 17 de maio, às 10h. Na ocasião serão elencados os principais gargalos do setor e feito um mapeamento para o desenvolvimento de um planejamento estratégico do Conselho, que ainda não tem data para ser lançado oficialmente.

Participaram da reunião as seguintes instituições: Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins (Sindhorbs), Sebrae, Fieto, Sesc, Senac, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

(Camila Takahashi – Ascom Fecomércio Tocantins)