11:21, 28 fev 2019

​Confiança do comerciante cresce 12,8% em comparação com fevereiro de 2018

Em Palmas, os comerciantes do setor de bens, serviços e turismo entrevistados pela pesquisa ICEC - Índice de Confiança do Empresário do Comércio revelaram otimismo em fevereiro, com crescimento de 1,8% no principal indicador da pesquisa em relação ao resultado de janeiro, e de 12,8% na comparação com fevereiro de 2018, ficando em 132,3 pontos.

A pesquisa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada mensalmente em parceria com a Fecomércio Tocantins. Entre os entrevistados, 58,4% acreditam que a situação atual da economia melhorou, 64,2% têm a mesma percepção para o setor do comércio e 71,4%, para suas empresas. Já em relação às expectativas, 97,2% aguardam melhorias na economia brasileira e apostam em um futuro melhor para o comércio e 97,7% preveem progresso em suas empresas.

Destaque para contratação

Os comerciantes demonstraram um interesse maior em contratação de funcionários em fevereiro. Essa afirmação é baseada no resultado do indicador que trata da expectativa de contratação, referente a fevereiro, que saltou de 113,7 pontos (mesmo mês de 2018) para 139,4 pontos, totalizando um aumento de 22,6%.

A perspectiva de contratar mais também foi percebida na variação mensal, com crescimento de 2,1%, passando de 136,5 pontos de janeiro para 139,4 pontos em fevereiro. “Essa evolução foi percebida porque 82,2% dos entrevistados disseram que pretendem aumentar a quantidade de funcionários de suas empresas. É importante lembrar que a intenção não significa necessariamente que as contratações serão efetivadas, mas que existe o desejo entre os comerciantes”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

A pesquisa ouviu 120 empresas nos últimos dez dias do mês de janeiro e está disponível na íntegra no link: https://bit.ly/2SyOeMi

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da CNC)